Diante de tantas novidade e lançamentos como escolher o melhor brinquedo? E quais os benefícios que os brinquedos podem trazer para as crianças além de entreter e divertir? Bem, se brincar e aprender são fundamentais para o desenvolvimento sadio de nossas crianças, os brinquedos educativos fazem muito bem esse papel, unindo o útil ao agradável e também sendo muito necessário nesse processo.
            Mas você sabe o que é um Brinquedo Educativo? Os brinquedos educativos são aqueles que estimulam os sentidos e auxiliam no desenvolvimento de habilidades nas crianças de forma física, cognitiva e social, fazendo por exemplo com que elas cheguem a conclusões por si só e adquirem mais autonomia. Eles permitem levar à rotina das crianças brincadeiras mais qualificadas evitando a interação das mesmas somente com eletrônicos, colaborando ludicamente no processo de aprendizagem.
            O ato de brincar é fundamental durante toda a infância, enquanto fazem uso dos brinquedos educativos, algumas capacidades e habilidades são estimuladas e influenciam o aprendizado de várias maneiras, como:
  • Coordenação motora, fina e grossa;
  • Capacidade de atenção e memorização;
  • Expressão de sentimentos;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Socialização;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento da própria personalidade.
Brinquedos educativos x Brinquedos pedagógicos
            Você sabia? Que apesar de serem muito parecidos, existe uma diferença entre os brinquedos educativos e os pedagógicos?
            Buscando potencializar o aprendizado que o brincar proporciona, muitas vezes os adultos recorrem a brinquedos educativos e pedagógicos sem ao menos saber a diferença entre eles.
  • Brinquedos Educativos – são aqueles que permitem as crianças desenvolvam suas habilidades de forma natural, encorajadora e com regras simples. Apesar de ser benéfico, não é necessária a interação de um adulto na brincadeira. Os brinquedos educativos auxiliam a desenvolver habilidades na base da tentativa e erro e sempre de uma forma divertida. Por exemplo:
  • Brinquedos Pedagógicos – diferentemente dos educativos, eles necessitam da mediação e direcionamento de um adulto para um certo tipo de aprendizagem. São utilizados na maioria das vezes em sala de aula, de acordo com a faixa etária e com a fase de aprendizado da criança para um desenvolvimento mais efetivo. Por exemplo:
Qual comprar?
Os brinquedos educativos são mais ideais na hora da compra, principalmente para as  crianças pequenas, pois o desenvolvimento das habilidades acontecerá de forma natural e divertida. Mas, mesmo que os brinquedos pedagógicos sejam mais utilizados em sala de aula, nada impede de fazer uma pesquisa com o professor para saber as habilidades que estão sendo trabalhadas em sala de aula e para que o processo não seja prejudicado pela intervenção dos pais. Tanto um quanto o outro tem extrema importância para um desenvolvimento saudável e feliz. Uma dica importante é basear sua escolha de acordo com a idade da criança e outra é quanto mais simples melhor será a compreensão da criança. Brinquedos muito complexos podem causar desinteresse da criança, por não estar madura ainda para adquirir novos conhecimentos.
De acordo com a faixa etária
            De acordo com a faixa etária, citamos aqui algumas sugestões de brinquedos.
Até 6 meses – Os brinquedos devem ser coloridos, de tamanhos diferentes, várias texturas e com sons. Os móbiles são uma boa opção.
De 6 a 1 ano – Nessa idade jogar, apertar, morder, sacudir, empilhar são as características mais comuns. Que tal um mordedor com chocalhos?
De 1 a 2 anos – Bolas coloridas e/ou de pelúcia são uma excelente escolha, já que nessa faixa etária as crianças estão começando a dar os primeiros passos e a interagir mais com as pessoas.
De 2 a 3 anos – Nessa idade as crianças gostam bastante de movimento e bagunça. Os instrumentos musicais como guitarra e bateria chamam bastante a atenção.
De 3 a 4 anos – Os jogos  ou livros de quebra-cabeça são excelentes, pois nessa idade elas começam a montar e desmontar e adoram historinhas com figuras.
De 4 a 6 anos – Nessa faixa etária as crianças começam a desenvolver melhor a cognição e as emoções, jogos com regras fáceis que trabalhem os sentimentos e o desenvolvimento da personalidade como saber lidar com o ganhar e perder por exemplo. Brincadeiras ao ar livre  e em grupo são essenciais nessa fase.
            Brincar é essencial para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças. Fazer boas escolhas na hora de comprar um brinquedo é colaborar para que esse desenvolvimento seja sadio e efetivo.
أحدث أقدم