A Itália é um dos melhores e mais cobiçados países do mundo para se morar. Com uma vasta cultura e com uma riqueza histórica única, o país possui altos níveis de desenvolvimento humano e oferece uma qualidade de vida grande para os seus moradores. Agora imagine-se não apenas morando em território italiano, mas sendo um verdadeiro cidadão do país. Sim, isso é possível e pode ser uma grande mudança em sua vida.
Se você chegou até este texto, possivelmente está em busca de maiores informações a respeito do processo de reconhecimento de cidadania italiana. Aqui, você conhecerá o que é necessário, quem tem o direito e como dar início a esse pedido.
Siga lendo e confira mais!

Quem tem o direito à cidadania italiana?



Bom, aqui nós estamos falando a respeito da cidadania italiana por vias de sangue, ou seja, quem possui ascendentes italianos. Se você é descente de italianos e pode comprovar a transmissão do sangue através da documentação necessária, você conseguirá a sua cidadania italiana.
Nesse processo, não há limites geracionais, então se você possui um tetravô, pode fazer seu pedido sem maiores problemas.
Mas vale lembrar que é necessário apresentar os documentos que envolvem toda a sua linha de descendência. Basicamente, se você tem um bisavô italiano, terá com apresentar as certidões dele, de seu avô, de seu pai e sua.

Documentos requisitados

Para ter a sua solicitação de reconhecimento de cidadania aprovado, será necessário comprovar essa descendência por meio de registros civis, ou seja, certidões de nascimento, casamento e óbito, sempre partindo do seu antepassado italiano.
Também será requisitado a apresentação de uma certidão de não naturalização desse ancestral.
Atente-se a questões fundamentais para o sucesso do processo:
  • As certidões devem estar apostiladas e traduzidas por um profissional juramentado;
  • A taxa é de 300 euros para maiores de idade. Pessoas com menos de 18 anos estão isentos da taxa se convocados antes de completarem sua maioridade;
  • Em caso de negação do pedido de cidadania, o valor descrito acima não é restituído.

Onde dar início ao processo?

Você pode dar início ao processo de obtenção de sua cidadania italiana aqui no Brasil, ou mesmo na Itália.
Em território brasileiro, a entrada do processo deve ser feita em um consulado italiano referente à região onde você reside. Geralmente, o processo no Brasil é um pouco mais demorado, levando de 6 a 12 anos, por motivos de grande demanda de reconhecimento de cidadania. Já na Itália, a solicitação deve ser feita em alguma Comuni, que se tratam das prefeituras das cidades italianas. O processo por lá é bem mais rápido, levando uma média de 90 dias para ser concluído.
Vale ressaltar por fim que, quando você consegue o seu reconhecimento de cidadania, o governo italiano passa a lhe reconhecer como um legítimo cidadão do país, concedendo-lhe exatamente todos os direitos que as pessoas que nasceram na Itália possuem.
O processo pode ser um pouco trabalhoso e demorado, mas sem dúvidas vale muito a pena.
أحدث أقدم