O mundo digital é diverso, mas sabemos que existe o centro de encontro de pessoas: as redes sociais. Locais onde as pessoas comunicam-se umas com as outras, tanto como pessoas físicas, quanto jurídicas (no nosso caso FanPage do Facebook). As redes sociais são o local ideal para promover sua imagem e fazer marketing dos seus produtos, e de fato, ganhar mais mercado.
No Brasil e na grande maioria dos países capitalistas, o Facebook é o rei desses centros de encontro. Possui mais de 2 bilhões de usuários ativos diariamente no mundo, e no Brasil, cerca de 86% dos internautas acessam diariamente o Facebook. Só para ter uma ideia do tamanho deste mundo mencionado pelo Ibope, cada dia vem crescendo mais e mais o número de usuários.
Lembre-se que a melhor técnica de venda é o “boca a boca”. Então, por que não ter uma FanPage do Facebook nesta maravilhoso centro, onde se encontra um público tão grande?
FanPage: qual é a sua finalidade?
A tradução de FanPage é literalmente Páginas de fãs, e pelo sentido do nome já se perceber a finalidade. Porém, vamos compreender melhor esse sentido em nosso contexto, que é vendas para determinado nicho de mercado.
A FanPage do Facebook  é um espaço dedicado para fins comerciais, lucrativos ou não lucrativos. Para evitar a desordem neste centro de relacionamento e manter o bom senso na parte de divulgação de imagem, venda e afins, o Facebook criou um local especial para este fim: FanPage.
É um espaço dedicado a publicidade que é muito bem-visto pelos usuários. No momento em que eles desejam consumir determinado produto, eles procuram em suas fanpage ou mesmo auxiliam na divulgação. Tornando este meio uma ferramenta forte de publicidade e promoção.
Como se cria uma FanPage do Facebook?
Após sentir o sabor do sucesso, vamos nos concentrar no que de fato importa. Entrar de cabeça neste centro:
  1. Acesse o home do facebook, lembre-se caso você esteja localizado em uma conta, você deve sair para acessar o home;
  2. Abaixo há um campo chamado “Criar uma Página para uma celebridade, banda ou empresa.”. Ou caso deseje, pode acessar diretamente no link “Criar uma Página”;
  3. Escolha uma das 6 opções:
    1. Negócio local ou lugar: Aqui é destinado ao local físico que as pessoas frequentam, preencha essa categoria, informando o endereço para localização e o telefone;
    2. Empresa, organização ou instituição: Aqueles que não possuem local para receber seus clientes e não desejam divulgar o local, pois, tem foco de atendimento é online ou semelhante;
    3. Marca ou produto: Informe aqui a imagem ou um produto específico que deseja divulgar;
    4. Artista, banda ou figura pública: Foco na imagem de uma celebridade ou em algum grupo reconhecido nas mídias;
    5. Entretenimento: Praticamente a divulgação de eventos, obras artísticas, jogos e outros, pode ser bem utilizado para promover ou debater a respeito;
    6. Causa ou comunidade: Situações temporais como catástrofes naturais, crises políticas, discussão de interesse comum e outros se encaixam nesta opção. Promover uma visão que deseja divulgar pelo mundo.
  4. Entre na conta que deseja para começar a criar esta FanPage. Em seguida, haverá uma página em branco, esperando as devidas configurações:
    1. Pedirá para ser criada uma imagem para o perfil da sua página. Essa imagem servirá para a identificação da página quando outras pessoas verem suas atualizações;
    2. Pedirá outra imagem, para o perfil da sua página. Ela irá identificar a sua página quando outras pessoas verem as suas atualizações;
    3. Facebook pedirá mais informações que são básicas, tais como horários (se aplicável), site, endereço, etc.
  5. Conheça as regras: leia com atenção os Termos das Páginas do Facebook e os termos indicados por eles que se encontram no próprio termo acima. Leia com atenção, pois, existem diversas pessoas que são penalizadas e isso afeta negativamente sua imagem, e pode, até mesmo, resultar na perda da página.
Foque em seus objetivos
Nunca se esqueça da finalidade que você deseja atingir. FanPage é um ótimo canal de divulgação, aproveite ao máximo essa ferramenta digital. Compreenda corretamente seu funcionamento e atualize com frequência o conteúdo para os seus fãs.
Não se satisfaça com pouco, pelo contrário, procure sempre se atualizar e conhecer novas técnicas de venda e divulgação. Aprimore-se dia após dia. Sabemos que é muita informação, e talvez você considere investir. Se esse for o seu caso, invista em profissionais capacitados na área de Marketing Digital. Essa área é tendência mundial. Vem aumentando rapidamente dia após dia. Há diversas oportunidades no meio digital, esteja à frente da concorrência e cresça de verdade.
أحدث أقدم