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Bernard Buffet no Musée d’Art Moderne de Paris


O Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris organizou uma retrospectiva da obra de Bernard Buffet (1928 – 1999), considerado um dos mais famosos pintores franceses do século XX, mas também um dos mais discutidos . Através de uma seleção de umas cem pinturas, a exposição oferece uma releitura de uma obra que foi realmente muito pouco vista. (até 26 de fevereiro de 2017).

“Esta é a primeira vez que um museu parisiense faz uma exposição retrospectiva da obra de Bernard Buffet. Este foi um dos mais famosos artistas franceses do século XX, e também aquele que foi o mais criticado, rejeitado pela crítica e pelo mundo da arte, inclusive por mim “, disse Fabrice Hergott, diretor do Museu de arte moderna da Cidade de Paris.

Bernard Buffet (1928-1999) foi descoberto em 1948 por um marchand incondicional Maurice Garnier, que organizou suas exposições todos os anos em fevereiro, sobre vários temas.  Sonhou que um museu fosse dedicado a ele, ele tinha guardado e comprou o que ele considerava o melhor do seu trabalho.

Bernard Buffet, “L’Atelier”, 1947, Musée Bernard Buffet, Surugadaira (Japon)/ © Musée Bernard Buffet © ADAGP, Paris 2016

Bernard Buffet é um artista precoce e notável, entrou com 16  anos na Escola de Belas Artes. Ele começou a expor em salões  aos 19 anos, logo foi notado e começou a vender sua  pinturas aos 20 anos. Aos 22 anos, ele exibiu suas obras em galerias de Nova York, Londres, Basel, Copenhaga e Genebra.

Bernard Buffet, “Autoportrait sur fond noir”, 1956, Collection Pierre Bergé/ © Dominique Cohas © ADAGP, Paris 2016

 Bernard Buffet encontrou o seu estilo muito rapidamente: ele  pintou naturezas-mortas, retratos em tons suaves, bege, cinza. Suas figuras são alongadas e angulares.

“”La Ravaudeuse de filets” , que causou sensação no Salon d’Automne, em 1948, rosto grande como fio, repara uma rede feita de um emaranhado de linhas.

Em 1948, ele ganhou o Prêmio da Crítica organizada pela galeria Saint-Placide com “ ”Deux hommes dans une chambre” onde um homem se despe e o outro está sentado nu em uma cadeira.

Auto-retratos recorrentes representam  a silhueta  sempre alongada, pincel na mão diante de uma tela, no canto esquerdo do quadro.

Aos 26 anos, pinta um tríptico pintado gigantesco e arrepiante sobre “o horror da guerra” cheio de corpos nus tiro, enforcados ou abatidos em paisagens desoladas e sob um sol frio.

Bernard Buffet, “Horreur de la guerre, L’Ange de la guerre”, 1954, Collection fonds de dotation Bernard Buffet, Paris

Um ano depois, o circo que o inspira: o seu “Clown” será reproduzido em todos os lugares.

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Bernard Buffet, “Nature morte à la sole”, 1952, Collection Pierre Bergé

 © Dominique Cohas © ADAGP, Paris 2016

Em 1958, Bernard Buffet que tinha então apenas 30 anos, a Galerie Charpentier organiza a sua primeira retrospectiva com uma centena de pinturas que quase provoca um motim.

Mo meio dos anos 1950 a pintura de Bernard Buffet mudou, ele coloca mais cor, mais espessura.

Todos os anos para sua exposição de fevereiro, há um tema diferente: em 1960, foram os “”Oiseaux”, enormes, disproporcionados ondulando sobre as mulheres nuas no chão, pernas abertas, reinterpretando o tema de Léda et le Cygne , que causou um escândalo.

Em 1965,  les “Ecorchés” close-up de cabeças ensanguentadas com olhos assustadores.

Temos “Plages”  monumentais em 1967, onde longas pernas se abrem ou  se dobram na areia.

Bernard Buffet, Les Plages, “Le Parasol”, 1967, Musée d’art moderne de la Ville de Paris/ © Musée d’Art moderne / Roger-Viollet © ADAGP, Paris 2016

Além de cenas terríveis e gigantescas tiradas do “Inferno”, de Dante, quando ele retorna ao estilo gráfico de suas primeiras paisagens pintadas.

Buffet pintou animais de perto, em primeiro planos: a coruja pequena , um grande inseto que recordam o seu gosto pelas ciências naturais.

gros insecte

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Bernard Buffet, Mes Singes, "Orang-Outan femelle", 1997, Collection fonds de doation Bernard Buffet

Bernard Buffet, Mes Singes, “Orang-Outan femelle”, 1997, Collection fonds de doation Bernard Buffet

 © Fonds de dotation Bernard Buffet © ADAGP, Paris 2016

Em 4 de Outubro de 1999, com a doença de Parkinson, Bernard Buffet cometeu suicídio em seu estúdio depois de preparar a sua exposição anual de 2000 na galeria Maurice Garnier batizada de “La mort” : seus esqueletos masculinos e femininos em roupas renascentistas brilhantemente coloridos parecem nos desafiar.

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The last Exhibition : La Mort… Bernard Buffet

© Bernard Buffet, “La Mort 7″, 1999

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Foi necessário quase 20 anos para um grande museu considerar digno de ser mostrado em todas as suas facetas. O debate sobre o valor de seu trabalho certamente não está fechado, mas esta retrospectiva dará a todos a oportunidade de fazer sua própria idéia sobre um pintor que, finalmente,  se conhece muito mal.

 

“En balayant l’ensemble de l’œuvre dans un parcours rétrospectif, mais très sélectif en raison de la grande productivité de l’artiste, l’exposition montrera la qualité et la variété insoupçonnées de ce qui restera peut-être comme une des œuvres picturales les plus fascinantes du siècle dernier et dont l’influence sera peut-être une des plus considérables.

Le parcours, organisé selon une présentation chronologique, s’ouvrira sur les débuts de Bernard Buffet, au moment où ses œuvres renouvellent le sens de tout un répertoire de formes et d’objets. Le contexte artistique de l’après-guerre, moment de débats autour de la question des réalismes, de la figuration et de l’abstraction, sera évoqué. Il s’agira de révéler le peintre comme un artiste paradoxal, qui se réfère à la peinture d’histoire à une époque de la disparition du sujet, qui allie peinture austère et aisance financière, grand succès public et rejet du monde de l’art.

Ainsi, à côté de ses thèmes de prédilection –autoportraits, natures mortes–, les différents sujets systématiquement exploités par Bernard Buffet au cours de ses expositions annuelles à la Galerie Garnier seront présentés : cycles religieux (La Passion du Christ), littéraires (L’Enfer de DanteVingt mille lieues sous les mers) ou allégoriques (Les OiseauxLes Folles). L’accent sera mis sur la réflexion constante de Bernard Buffet sur la peinture d’histoire (Horreur de la Guerre) et sur l’histoire de la peinture (Le Sommeil d’après Courbet), jusqu’à La Mort, spectaculaire dernière série se référant aux memento mori médiévaux.

À travers une abondante documentation, l’exposition sollicitera le regard du public sur les mécanismes de cette notoriété.”

Fontes:

http://www.mam.paris.fr/fr/expositions/exposition-bernard-buffet

http://culturebox.francetvinfo.fr/expositions/peinture/bernard-buffet-une-celebrite-meconnue-rehabilitee-au-musee-d-art-moderne-247485

http://www.elle.fr/Loisirs/Sorties/Musees-Expos/Gagnez-vos-places-pour-l-exposition-Bernard-Buffet-au-Musee-d-Art-moderne-de-la-Ville-de-Paris-3326027

http://www.parisphoto.com/agenda/bernard-buffet-retrospective

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