Invent

Merci concept store em Paris


merci

Na sua próxima viagem a Paris, nao deixe de ir a Merci, uma concept store localizada no Haut Marais, perto da Place des Vosges.

O nome da butique da vez em Paris já agradece quem compra lá sem culpa. Chama-se Merci o espaço no número 111 do boulevard Beaumarchais e, como nas multimarcas ao redor, vende peças de grifes de luxo. Yves Saint Laurent e Azzaro se misturam com móveis garimpados pelo mundo e acessórios que criam um ambiente “modo de vida”.

Mas, ao contrário das “maisons” vizinhas, que cercam a Place des Vosges, a Merci quer ser mais do que bonita. Planeja ganhar dinheiro, sim, mas para ajudar o mundo. Parte da renda da loja vai para as crianças pobres de Madagáscar. A chance de fazer compras e o bem ao mesmo tempo pirou a comunidade local. E fez-se um novo conceito, o de “store solidaire”.

“Eu não finjo querer salvar todo o planeta. Busco apenas reduzir o tanto de mal que fazemos a ele”, diz a dona do lugar, Marie-France Cohen. Ela e o marido, Bernard Cohen, fundaram há três décadas a loja chique infantil Bonpoint. Em 2009, decidiram “fazer algo de concreto” da vida.

Marie-France Cohen, dona da loja Merci, em Paris

Marie-France Cohen, dona da loja Merci, em Paris

Primeiro, financiaram uma escola ao sul de Madagáscar. “Depois, vi que poderia usar o que aprendi em vida para ajudar.” E assim surgiu a loja. Bernard faleceu em 2010, mas madame Cohen segue tocando o negócio com pulso firme.

A Merci não é bazar de caridade, mas um sério projeto comercial e também uma espécie de galeria de arte. Além de decoradores, arquitetos, estilistas e designers, a loja tem até diretor artístico. O único provador é decorado com tapete persa e um enorme lustre de cristal.

Num canto, logo à entrada, está o laboratório de perfumes. Um doce aroma se espalha pelo ar. As fragrâncias são familiares. Mesmo: foram criadas por Annick Goutal, irmã de Marie-France. Qualquer pessoa pode levar um frasco vazio e enchê-lo com o perfume de sua preferência, por 40 euros.

Marcas como Stella McCartney, Kris Van Assche e Paul Smith venderam peças a custo 40% menor do que o das lojas próprias.

Era para haver ainda mais grifes badaladas por ali. “No início da empreitada, procurei grandes nomes da moda e fui muito bem acolhida. Escolhi um modelo do ano anterior e pedi que o fabricassem, usando os tecidos do seu estoque. Todos acharam a ideia genial”, conta Marie-France. “Mas, quando passaram à ação, me enviaram produtos que não dava para vender. Devolvi tudo.”

A seleção das peças ali é rigorosa. Uma equipe de decoradores, arquitetos, designers e estilistas corre o mundo à procura de produtos para a Merci. A regra é: eles devem ser raros e ter uma história com poder de sedução.

Lá você admirar um sofá vintage criado por duas designers do Líbano, Hoda Baroudi e Maria Hibri, colecionadoras de tecidos raros. O trabalho artesanal mistura fios de ouro e tecidos exóticos com delicados bordados do Uzbequistão. É feito por viúvas libanesas. O resultado custa 11.500 euros.

Mas nem tudo é caro por lá. Um livro no sebo da loja pode valer dois euros.

Pela singularidade das peças, a Merci não deve ter filiais num futuro próximo. “No momento, não tenho essa intenção. É extremamente complexo. Mas, se aparecer outro profissional rico que queira fazer o que fizemos, não pelo dinheiro, mas pelo prazer de fazer coisas apaixonantes, ‘why not’?”, diz Marie-France.

Merci é uma loja multimarcas que vende desde marcas de moda mais descoladas, passando por roupas e objetos, sejam novos ou vintage: móveis, objetos para casa com design bacana e que respeitam o meio ambiente, perfumes, papelaria, filmes, acessórios etc…

Enfim, um monte de objetos raros e bacanérrimos com gostinho de novidade! Uma mistura de retrô chic e design futurista. Voilá!

A Merci é um espaço de mais ou menos 1500 m2 composta de uma floricultura, uma livraria só de livros antigos que são vendidos por preços super baratinhos e aonde ainda pode-se sentar para tomar um café!
Dentro da loja, num mesmo andar encontram-se as roupas, perfumes e acessórios. No andar de cima, tem parte das peças de decoração: mesas de jantar, cadeiras lindas assinadas por Philippe Starck dentre outras coisas.
No andar de baixo, além de um restaurante, encontram-se à venda luminárias lindas vindas da Alemanha e utilitarios de cozinha.

Com uma atmosfera encantadora, a Merci foi fundada em 2009 como uma loja conceito. Logo na entrada, um Fiat 500 vermelho muito simpático recepciona os clientes e passantes. O carro, que já virou marca registrada da store, está sempre repleto de bugigangas, objetos funcionais e alguns itens decorativos… uma pista do que encontraremos ao cruzar a porta principal da loja.

De um lado do pátio, uma floricultura.

floricultura

floricultura

jardineira de interior.

De outro, um café literário e um sebo com livros por 2 euros.

E no interior, um espaço fascinante com vários ambientes. Dentro do universo da moda, grandes marcas estão presentes, além de um corner vintage com roupas dos anos 60 (etiquetas como Burberry, Dior e Chanel).

Também há uma seção de roupas criadas especialmente para eles por YSL, Stella McCartney, Azzaro, Alexis Mabille e Marni.

  

No universo da decoração, podemos encontrar peças assinadas por Philippe Stark para Baccarat, cadeiras Bugatti e milhares de objetos. 

Lá tem de um tudo: roupas, acessórios, decoração, livros, cosméticos, flores, artigos do lar e mais uma infinidade de coisas.

 

Além de ser uma das lojas mais descoladas de Paris, a Merci  traz um audacioso projeto, uma filosofia de vida proposta pelo casal Marie France e Bernard Cohen, antigos donos e fundadores da marca infantil francesa Bonpoint.

Lá eles criaram o novo conceito de “store solidaire”, onde  de todas as vendas realizadas na loja, uma parte  é revertida  em doação para um fundo de caridade, o Merci Foundation, que ajuda crianças e mulheres  desfavorecidas, principalmente da ilha de Madagascar. Marie France escolheu Madagascar por ter ligações fortes com o local, de onde importava os maravilhosos tecidos bordados usados nas criações da sua antiga loja Boinpoint.

A Merci é sem dúvida, um exemplo do savoir faire francês! Não tem como ir a Paris sem conhecer este encanto que muito nos inspira não somente a comprar, como também a ser solidário.

 

Uma pausa literária no salão de chá e biblioteca da Merci. Super cool. Como tudo lá é bacana, o lugar não poderia ser diferente. Na realidade, o salão de chá e a sua área de leitura são um dos atributos mais sedutores e acolhedores da loja. Um grande quarto mobiliado com mesas, sofás e poltronas confortáveis pode ser muito convidativo depois de fazer algumas compras. Você pode saborear um café ou um chá em paz enquanto navega na biblioteca de livros e revistas de arte. As comidinhas são top! Não deixe de provar a salada de rúcula, o queijo de cabra e o salmão defumado.

interior

 O assunto da Merci veio, pois o site para fazer compras online foi lançado agora.
Os preços são salgados em sua grande maioria.  Além do prazer das compras materiais estamos fazendo um ato de generosidade.

 Além de o lugar ser lindo e vender coisas lindas se come muito bem. A La cantine de merci,  é um local com diversas saladas incríveis, quiches, risottos.  O melhor é dar uma olhadinha no balcão para ver as opções. A porção é generosa e deliciosa.  O ambiente é super agradável com seu pátio interno. As bebidas também são deliciosas, desde limonada aos sucos.

resto

Dica importante, o restaurante só funciona das 12h às 15h e sempre rola uma fila por la, o melhor é reservar.
Caso cheguem depois desse horário ainda é possível comer, mas nesse caso será no Used Book Café que funciona das 10h às 18h, um lugar apaixonante com sua biblioteca gigante, um almoço rápido, lanche, um brunch e até um tea time, tudo isso regado com 10 mil livros.

600

O que mais gosto nessa loja é que reunimos tudo num lugar só, num ambiente agradabilíssimo.
Como disse acima, lá vocês podem encontrar de tudo, moveis industriais , diversas marcas de roupa , louças, vasos para ervas aromáticas e até cosméticos, da  marca AESOP.

sous

 Resumindo a loja oferece, livros, roupas, flores, moveis e cosméticos.

40 países felizardos terão a opção de fazer suas compras no site da Merci. E para aqueles que não poderão não deixem de visitar a concept store.

Na Merci, tem produtos variados e para todos os bolsos. Você encontra desde um cartão postal de 0,75 euros até um lustre em Bacarrat com design de Philippe Starck por 42.620,00 euros.

Vale a pena entrar , seja para comprar uma caderninho de notas, tomar um café, ou apenas olhar tudo,  não comprar nada e sair maravilhado.

Na sua próxima vinda à Paris, reserve um espacinho na agenda e visite a store.

Merci
111, boulevard Beaumarchais
Paris 75003
metrôFilles du Calvaire, Oberkampf e Saint-Sébastien-Froissart
Tel:  01 42 77 79 28

Fechado aos domingos.

Fontes:

http://www.merci-merci.com/fr/

http://blogjusantos.ne10.uol.com.br/11711/merci-boas-compras-em-paris/

http://www.conexaoparis.com.br/2009/03/26/merci-um-novo-conceito-de-loja/

http://blog.milon.com.br/paris-merci/

http://www.dicas4fun.com.br/2011/merci-loja-conceito-em-paris

http://mpmaison.blogspot.com.br/2010_11_28_archive.html

http://www.redcarpetlovers.com.br/categoria/decor/

http://www1.folha.uol.com.br/serafina/1082862-loja-em-paris-reverte-dinheiro-de-vendas-em-ajuda-ao-madagascar.shtml

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No posts to display

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top