Invent

Fête de la Musique- Festa da Música


 

Fete de la Musique 2012

Rendez-vous le 21 Juin pour la 31ème édition de la Fête de la Musique.
Comme chaque année, le Fete va être l’occassion de voir un sacré bon gros concert, puis de partir déambuller dans les rues de la ville, de groupes en groupes, de surprises en surprises.
http://www.fete-musique.net/

Na França, país de Edith Piaf e Charles Aznavour, a música tem dia para ser celebrada. Lá, no primeiro dia do verão, diversas atrações musicais comemoram a Fête de la Musique, ou Festa da Música, em português.

Além do lazer, o objetivo da festa também é popularizar a prática musical. O evento foi criado na França e virou uma festa internacional.

No dia 21 de Junho, a Festa da Música, grande manifestação popular e gratuita, aberta a todos os participantes amadores ou profissionais, invade as ruas e as praças das cidades, misturando numa noite todos os generos musicais e dirigindo-se a todos os públicos.

A  origem da Festa da Música

A primeira Festa da Música aconteceu em  21 de Junho de 1982, (dia do solstício de Verão, onde a noite é a mais curta e, por isso, propícia a uma festa que dura até à manhã seguinte) por iniciativa de Jack Lang, então ministro da Cultura francês. Teve como ponto de partida a premissa de que na França, com seus mais de 60 milhões de pessoas, muitos de seus jovens são músicos. O objetivo do festival é fazer com que esses músicos ocupem as ruas e divulguem seu talento pelo país.

“Faça música, festeje a música”

A mobilização de músicos profissionais ou amadores, a nova atenção dada a todos os generos musicais, as entradas gratuitas nos concertos e a adesão cada vez maior da população, fizeram em alguns anos da Festa da Música uma das grandes manifestações culturais francesas. O seu território privilegiado é o ar livre: ruas, praças, jardins, pátios de museus, etc. É a ocasião para as grandes instituições musicais saírem dos seus muros ou receberem outros generos musicais. A festa oferece também a possibilidade de criar intercâmbios entre a cidade e os subúrbios, de proporcionar cultura às comunidades rurais, propor concertos nos hospitais e nas prisões, e fomentar de forma natural a democratização do acesso às práticas artísticas e culturais.

Presente nos cinco continentes

A Festa da Música começa a ser exportada em 1985, pela ocasião do Ano Europeu da Música. Sucesso internacional e fenomeno social, a Festa, que está atualmente presente em mais de 100 países nos cinco continentes, é também portadora, no dia 21 de Junho, de novas tendências musicais, que anuncia ou que traduz: renovação das músicas tradicionais, explosão das músicas do mundo, aparição do rap e da música techno, regresso ao carnaval musical, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No posts to display

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top