Invent


Lavage de la Madelaine

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016
A Lavagem de la Madeleine é o maior evento brasileiro de rua em toda Europa, é também um dos maiores eventos de rua em Paris, recebendo mais de 30 000 pessoas a cada ano. Este evento faz parte do calendário oficial, artístico e cultural francês com o apoio da Prefeitura de Paris, da Região Ilê de France Île-de-France e da Igreja de Madeleine.
Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016
Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

Este ano o Festival comemora a realização de suas 15 edições .

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016
Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

A LAVAGEM ACONTECE HÁ 15 ANOS EM PARIS

O Festival Cultural Brasileiro “Lavage de la Madeleine” acontece todos os anos no mês de setembro em Paris, e atrai mais de vinte mil pessoas a cada ano, provando que esta manifestação seduz e conquista a simpatia do público francês.
Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

 

Atualmente, o “Lavage de la Madeleine” é o maior evento brasileiro de rua na Europa e em Paris. Faz parte do calendário oficial artístico e cultural francês. Por esta razão, o evento é apoiado pela Prefeitura do 8° arrondissement parisiense, pela Região Île-de-France, pela paróquia da “Madeleine” e também por instituições brasileiras tais como o Ministério do Turismo, o Ministério da Cultura Brasileiro e o Governo da Bahia.

A origem do festival, é a Lavagem do Bonfim na Bahia, mas em Paris ele ganha outro formato para representar o contexto histórico-cultural da africaneidade brasileira, e tem como símbolo, a igreja de la Madeleine – a igreja que melhor simboliza a luta contra o preconceito.

O evento representa a celebração da alegria e da fé, e é também um momento de confraternização de todas as comunidades estrangeiras que vivem na França. Sua edição anterior, reuniu cerca de 30 mil pessoas e a estimativa para essa edição é de cerca de 40 mil.
Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016
São 5 dias de celebração e de reencontro com as origens.
Dia 31 de agosto:
Celebra-se a missa ecumênica “Rosário dos Pretos”, com coral brasileiro, e presença do babalorixá Pai Pote e do padre da Eglise de la Madeleine. Uma prova significativa de tolerância religiosa.
Dia 1º de setembro:
Mesa redonda sobre o tema “Sua majestade, o samba”, com Prof. Jorge Portugal, Secretário de Cultura da Bahia; Roberto Mendes, artista e pesquisador; Prof. Dr. Saulo Neiva, Diretor do Departamento de Língua Lusófona na Universidade Clermont Ferrand; Munir Hossn, músico e arranjador; Prof. Dr. Moizeis Sobreira, da UNICAMP, e, Mestre Laurène Levif, etnomusicóloga.
Dia 2 de setembro:
Abertura oficial do festival e conta com as presenças do Embaixador do Brasil na França, da Cônsul do Brasil em Paris e da Maire do 8° distrito de Paris, além de outras autoridades.
Os dias 2, 3 e 4 são dedicados ao mercado cultural onde pode se encontrar algumas variedades da culinária brasileira. O destaque desse ano fica por conta do açaí na tigela, caldo de cana e geléias, pães de queijo e cafézinho, além dos tradicionais acarajés, cocadas, salgadinhos, brigadeiros e guaraná. São 16 estandes, dos quais 6 são destinados à gastronomia.
Os outros estandes são dedicados aos patrocinadores do festival, que marcam presença com seus produtos e serviços estimulando o comércio entre os dois países. No mercado também se desenvolvem diversas atividades culturais e educacionais.
A novidade é a programação infantil: com workshop de capoeira para crianças, jogos e brincadeiras. No palco, apresentam-se artistas como Roberto Mendes, Dona Nicinha entre outros de expressão nacional e internacional.
Dia 03 de setembro:
Serão anunciados os dois ganhadores do sorteio de 02 bilhetes aéreos Paris/Salvador/Paris da cia aérea Air Europa.
Dia 4 de setembro:
O desfile começa na Place de la République e atravessa 5 bairros de Paris, com a tradicional ala das baianas, o grupo Batalá (formado por brasileiros e europeus) e por diversos grupos de expressões regionais do Brasil. O cortejo é animado pelo trio elétrico com a presença de Caetano Veloso, Roberto Chaves e muita batucada, atraindo milhares de espectadores pelas ruas por onde passa. Se encerra na Place de la Madeleine, com a lavagem das escadarias da igreja.
O Festival Culturel Brésilien – Lavage de la Madeleine, é dirigido por seu criador Roberto Chaves e sua equipe. Tem como parceiros a EMBRATUR, BAHIATURSA, Prefeitura do 8°distrito de Paris, Embaixada do Brasil, AIR EUROPA, Moneygram, Galeries Lafayette, VIPTurismo, Paróquia de Santa Madalena e Rádio Latina.

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

Du 31 Août au 04 Septembre, se déroule à la Place de la Madeleine à Paris, la 15e Édition du Festival Culturel – LAVAGE DE LA MADELEINE, le plus grand événement du Brésil dans toute l’Europe. Cette année, le Festival rend hommage à la PAIX et à la SAMBA, la principale manifestation culturelle populaire du Brésil considérée par le patrimoine immatériel de l’UNESCO. Le Festival a été amené à Paris en 1998 par l’artiste Saint-Amarense, Brésil, Roberto Chaves, ayant comme marraine, la star de la télévision française, la Brésilienne Cristina Córdula et comme parrain, l’acteur Français Vincent Cassel. L’artiste invité de cette année est Caetano Veloso, le mythe de la musique populaire brésilienne.

Resultado de imagem para lavage de la madeleine 2016

Fontes:

http://www.lavagedelamadeleine.com/br/#about

http://www.juciribeiro.com/2016/07/programacao-da-lavage-de-la-madeleine.html

http://www.citizenside.com/fr/photos/culture/2014-09-07/99730/paris-grand-defile-bresilien-pour-le-lavage-de.html#f=0/1025981

Read more...

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top