Invent


A lenda do túmulo de Victor Noir no Père Lachaise

Quando o Père Lachaise abriu as suas portas em  21 de Maio de 1804, foi o primeiro grande cemitério laico, com vasto campo do descanso às portas da cidade. Lá se desenvolveu um culto à lembrança que corresponde a uma nova sensibilidade assombrada pelo sentimento romântico do término das coisas humanas. Monumentos espetaculares foram elaborados para glorificar o exemplo dos grandes homens, outros mais simples nos falam de humildes virtudes individuais afirmadas como tantos passaportes para a eternidade.

O cemitério  Père Lachaise em Paris, na França, é um dos lugares  favoritos para turistas verem os restos mortais de figuras importantes da história, literatura, arte, música, teatro e ciência.

Venham sonhar e se surpreender frente aos túmulos de Héloïse e Abélard, da princesa Demidoff, de Victor Noir, de Robertson, de Allan Karder, de Papus, da “Bonne Maman”, de Félix Beaujour…

Entre eles  encontramos o jornalista Victor Noir, cujo verdadeiro nome era Yvan Salmon que foi morto um dia antes do casamento, pelo Príncipe Pierre Bonaparte em 1870.

O que é o que faz com que o túmulo deste personagem tão famoso?

Sobre o túmulo uma escultura de Jules Dalou,  que representa o disparo de Pierre Bonaparte, com a  boca entreaberta ,cabelo despenteado , camisa desabotoada , as mãos inertes , com seu chapéu em um dos lados, mas o que realmente chama a atenção desta escultura é uma ereção pronunciada  entre as pernas ,uma grande ereção post mortem, um priapismo habitual nos cadáveres de homens que foram executados.

Lenda diz que você coloque uma flor em seu chapéu, depois  beijando a estátua nos lábios , passando a mão e finalmente esfregando sua área genital, acredita que isso irá melhorar a sua fertilidade e ter uma vida sexual plena, no entanto, outras versões afirmam que você encontra marido no mesmo ano. Como resultado da repetição deste ritual, as partes da estátua adquiriram um brilho mais brilhante do que o resto do bronze oxidado.

As autoridades tentaram protegê-la, colocando uma cerca para separar os visitantes, mas  com  esta medida algumas mulheres que tentaram pular o muro foram feridas.

 Muitas pessoas ainda estão visitando a tumba com humor supersticioso, lascivo ou qualquer outro inexplicável, o ponto é que não há nenhuma maneira de parar o que se tornou um mito.

10 janvier 1870… Yvan Salmon journaliste, dit Victor Noir, se présente au 59 rue d’Auteuil chez le Prince Pierre Bonaparte, cousin de l’Empereur. Il accompagne son confrère Ulrich de Fonveille.

Les deux hommes sont là en qualité de témoin d’un certain Pascal Grousset, qui, s’estimant diffamé par un article signé du Prince, souhaite le provoquer en duel.

C’était hélas sans compter sur l’impulsivité notoire de Pierre Bonaparte qui, fou de rage, sempara d’un pistolet et tira sur Victor Noir qui n’avait rien demandé.

La mort brutale de ce jeune journaliste de 21 ans fut récupérée par tous les opposants au régime, tel le symbole de la répression impériale contre les libertés publiques. Ses funérailles le 12 janvier réunirent plus de 100.000 personnes.

Cet épisode marquera pour le Second Empire, le début d’une longue période de déclin qui s’achèvera le 2 septembre par la défaite de Sedan.

En 1891, le sculpteur Jules Dallou édifiera sur sa tombe un flatteur gisant de bronze encore là aujourd’hui. Au cours du XXe siècle cette statue, située au Père-Lachaise,  fit l’objet d’un culte mystérieux. Doté d’un attribut viril assez prononcée, on prétend que s’y frotter favoriserait la fertilité des femmes.

Dita Von Teese e Victor Noir

Il suffit d’observer la lustration des proéminences du monument pour se convaincre que la légende garde la peau dure.

fontes:

http://www.pariszigzag.fr/histoire-insolite-paris/la-legende-de-la-tombe-de-victor-noir

http://br.rendezvousenfrance.com/pt-br/informacoes/cemiterio-pere-lachaise

http://cazamitos.com/pt/author/admin/page/4/

http://jmube.blogspot.com.br/2009_09_01_archive.

http://article.wn.com/view/2011/12/04/Paris_Pere_Lachaise_Funerailles_8/

Read more...


Motifs Apparents – exposição no 104

O centro cultural Le 104 é um dos lugares mais legais para curtir arte, música e cultura em Paris. Com acesso totalmente livre, é um lugar onde muita coisa acontece.

104 Cent Quatre - Exposition : Avec motifs apparents

E uma nova exposição coletiva, Motifs Apparents (Motivos Aparentes, em francês),  fica por lá até o final de agosto. São cinco jovens artistas do cenário contemporâneo: Prune Nourry, Pascale Marthine Tayou, Xaxier Juillot, Jérémy Gobé e Alice Mulliez.



Avec Motifs apparents : l’expo événement du… por mairiedeparis

Mas a instalação que rouba a cena é Terracotta Daughters (2013), da francesa Prune Nourry. São 108 estátuas de barro, todas elas feitas a partir de 6 moldes e fabricadas na China. O processo criativo é inteiramente revelado no documentário que está em exibição na 104.

© Vue de l’exposition Terracotta Daughters Prune Nourry, galerie Magda Danysz, Shanghai, 2013 photo Prune Nourry

 104-cent-quatre-paris-prune-nourry-terracotta-daughters-avec-motifs-apparents_large

Prune Nourry, Terracotta Daughters, Xi’an, China, 2013PhotographCourtesy galerie Magda Danysz — Photo © Zachary Bako

Através de uma imersão cultural na China, Prune apronfundou suas pesquisas no âmbito antropológico e, inspirada na milenar obra Terracotta Soldiers (construída  em 300 D.C, a obra encomendada por Quin, primeiro imperador da China, foi descoberta em 1974), resolveu criar um exército de meninas em barro. Os primeiros moldes são inspirados em 6 garotas chinesas fotografadas por Prune. A partir destes 6 moldes de estátuas de barro em tamanho real,  as cabeças, os corpos, as roupas, e os acessórios foram reproduzidos e combinados de forma que nenhuma das componentes deste exército seja igual à outra. Prune trabalhou ao lado de uma equipe de artesãos chineses, que empregam métodos tradicionais para trabalhar o barro. O seu trabalho visa chamar a atenção para o controle de natalidade, a procriação artificial, a predileção pelo sexo masculino em países como a China e a posição da mulher na sociedade atual. Embora as estátuas possam ser vistas por qualquer um que vai à 104, somente com ingresso é possível caminhar no meio do exército de meninas e assistir ao filme, experiências que, sem dúvida, são indispensáveis à compreensão da obra.

 

Terracotta Daughters 1

terracotta daughters 2

terracotta daughters 3

“Terracotta Daughters reprend la base de l’armée de Xi’an, cette armée chinoise de plusieurs milliers de guerriers réalisés en terre cuite vers 200 avant Jésus-Christ, pour accompagner l’empereur de Chine au moment de son inhumation. Prune a repris cette idée et l’a transformée pour en faire une armée de guerrières. Huit jeunes femmes ont ainsi été retenues pour composer les huit statues qui ont ensuite servi de modèle aux 108 autres guerrières. Prune a réalisé les huit premiers moules puis, pour faire les autres, elle a laissé le geste final à un artisan chinois. Cette oeuvre raconte l’histoire de la Chine actuelle qui donne la priorité aux hommes et aux enfants mâles. A la fin de leur parcours, ces statues retourneront en Chine pour être ensevelies. Elles seront «redécouvertes» dans 30 ans car c’est le moment où la Chine arrivera à un pic de célibataires hommes et ces femmes seront donc là, face à eux, pour rappeler à leur mémoire la situation dans laquelle se trouve aujourd’hui ce pays.”

 Empty Gift e Favelas, de Pascale Marthine Tayou

Empty gift

« J’aurais tant aimé définir le sens de la rencontre. C’est quoi un cadeau si ce n’est le portrait de l’inconnu ? Que signifie ce geste d’offrir ou de donner ? [...] Ce projet est une semence, semer le doute dans le coeur de la haine, porter le ciel plus haut que l’enfer au-delà des cimes, une poésie plastique pour célébrer nos rêves et nos envies, laisser couler le robinet du temps bonheur pour la survie de la vie. »

favelas

“Il a construit une pièce qui démarre à l’extérieur et qui nous conduit dans un espace totalement méconnu du 104, l’incubateur, où se trouve les starts-up. Le public est amené à traverser ces entreprises pour aller dans des espaces qui sont en friche. L’oeuvre de Pascale Marthine Tayou montre à la fois une société ingénieuse qui bricole, transforme et fait des objets d’arts et en même temps une société pauvre en moyens mais avec une richesse et une intelligence souvent liées à la survie. Nous sommes donc encore dans un sentiment ambivalent mais sur une autre question, celle des sociétés africaines qu’on ne cesse d’encenser avec la qualité de reconstruction, de transformation et qu’on laisse en même temps dans une certaine précarité.”

© Favelas, 2012. Photo: Pascale Marthine Tayou. Courtesy: GALLERIA CONTINUA, San Gimignano /Beijing / Les Moulins.

Favelas est une pièce constituée de nichoirs d’où émergent des murmures, comme si chaque petite maison était habitée.

REPORTAGE EXPOSITION Pascale MARTHINE TAYOU au 104 à Paris

Mur ouvert », oeuvre constituée d’enseignes lumineuses au néon et électro-luminescentes de Pascale Marthine Tayou à l’entrée halle Curial lors de la réouverture du 104.

 - PASCALE MARTHINE TAYOU ‘Open Wall’
2010, neon signs, cables, variable dimensions. Photo Alain Eludut10 / 12

 Pascale Marthine Tayou – Court Circuit

 


Le sujet de Court-Circuit est la connexion tant entre les personnes qu’entre les objets, physiquement reliés par des fils électriques. Cependant le titre de l’installation sous-entend que ces relations ne sont pas toujours simples. Les différences peuvent être source d’incompréhension, mais également de dialogue et de débat. Cette oeuvre invite métaphoriquement le spectateur à s’attabler pour entrer en discussion avec l’autre tout en dépassant le chaos apparent de notre monde.

 

De Xavier Juillot, Déprime Passagere

© Dépression localisée, Abattoir de Marseille , 1989© Xavier Juillot

 Xavier Juillot réalise des interventions urbaines et paysagères. Il conçoit des utopies urbaines en recourant à l’expérimentation des matières et des techniques. Ce plasticien remet en jeu l’espace et les bâtiments existants en intervenant grâce à son matériau premier : le vide. Ainsi l’architecture est transformée, des éléments connus apparaissent transformés, nouveaux, mêlant ainsi deux mondes, un monde onirique à une inquiétude naissante. Xavier Juillot a ainsi investi des sites classés au patrimoine mondial de l’Architecture comme la Saline royale d’Arc en Senans, des sites à l’identité visuelle très forte comme la Baie de Sydney ou des sites très marqués par leur fonction comme la Cité des Sciences de Paris Villette.

“Il nous présente une oeuvre créée avec une technique assez particulière qui consiste à envelopper d’une certaine manière les monuments tout en amenant un rapport assez étrange puisque le matériau utilisé est soufflé de l’intérieur. On lui enlève l’air et ce matériau vient ainsi se plaquer sur le bâtiment. Cela produit une image à la fois séduisante avec cette couleur argent et une image assez terrible et perturbatrice car la surface devient étrange et aléatoire, comme si elle avait des cicatrices.”

Jérémy Gobé: Le Propre de l’homme , La Liberté guidant la laine et Chairs

media

Jérémy Gobé, né en 1986 à Cambrai, au milieu de ses meubles tricotés et exposés au Centquatre.

104-cent-quatre-avec-motifs-apparents- Jérémy Gobé, Chair, 2009 © Jérémy Gobé

Meuble tricoté, issu de la série « Le Propre de l’homme », de Jérémy Gobé, exposé au Centquatre.Siegfried Forster / RFI

“Jérémy nous présente un travail qui est fait à partir d’un motif Jacquart, Il a appris la technique du tricotage et à partir de là il a façonné deux salles. Il a complètement envahie la première par ce tricot et dans l’autre pièce il a transformé des objets qu’il a récupéré chez Emmaüs, notamment des meubles, en sculptures. Il a fait réaliser le tricot en Belgique car en France on ne trouve plus d’entreprises qui utilisent cette technique. Jérémy est quelqu’un qui travaille sur les vestiges des savoirs-faire artisanaux de très très haut niveau que l’on perd un peu en France et qui sont souvent repris dans d’autres pays pour finalement nous revenir en objets transformés. Ce sont toujours des objets qui racontent l’intelligence et la capacité de l’art à recycler, à transformer les choses et à leur donner une valeur.”

Vestigesconcebida em açúcar por Alice Mulliez, chegará dia 5 de junho.

Avec motifs apparents est d’abord une invitation faite à cinq artistes pour créer ou de recréer in situ une œuvre souvent monumentale, emblématique de leur travail. S’appuyant sur l’architecture, conçue pour des espaces particuliers, ces pièces débordent souvent la surface utilisée pour interpeller les visiteurs. Leur motif est clairement apparent : il s’agit de séduire pour attirer l’attention, et de créer la tension entre le “charme” plastique de ce qui est montré et la réalité du sujet traité. Sans heurts, à peine cachées sous des œuvres d’apparat, elles nous posent néanmoins certaines questions de façon impérieuse : la régulation de la natalité dans le cadre d’une société masculinisée; l’addiction morbide pour la douceur la plus utilisée dans nos aliments; l’édification stigmatisée par l’air vicié du temps; les savoir-faire oubliés en même temps que ceux qui les ont créés ; et, enfin, l’Afrique à l’imagination durable et au développement pourtant toujours relégué.

deprime

 Exposição Motifs Apparents 

22.03 a 10.08.2014

 Le 104

104, Rue d’Aubervilliers e 5, Rue Curial – 75019- Paris

metrô: Crimée/linha 7.

Tél : 01 53 35 50 00

De terça à sexta de 12h à 19h
Week-end de 11h à 19h

Preço :  8 euros o ingresso -Tarifa reduzida : 5€

site: http://www.104.fr/

Fontes:

http://aviagemcerta.com.br/2014/04/motifs-apparents-a-nova-exposicao-do-104/

http://bonus.vivreparis.fr/post/80351307829/video-avec-motifs-apparents-lexposition-hors

http://www.artactuel.com/musee-exposition/104-le-centquatre-1295/evenement/exposition-collective-avec-motifs-apparents-11260.

http://beautifulanddelights.blogspot.com.br/2014/03/ne-pas-se-fier-aux-motifs-apparents.html

http://www.rfi.fr/culture/20140403-jeremy-gobe-pull-meubles-centquatre-motifs-apparents/

http://slash-paris.com/evenements/avec-motifs-apparents

http://www.namasaya.fr/expositions/avec-motifs-apparents-le-104/

Read more...


Jean -Louis Albert canta Michel Houellebecq

2014 será muito especial para Jean-Louis Aubert porque será o aniversário dos seus vinte e cinco anos de carreira. Neste intervalo ele publicou oito álbuns, todos marcados por muito sucesso. O mais recente, « Roc’Eclair », lançado em 2010,  foi o segundo mais vendido da França por várias semanas – o primeiro era ‘Bleu Noir’, de Mylène Farmer. Depois o disco de Mylène perdeu o trono para ‘Bretonne’ de Nolwenn Leroy mas « Roc’Eclair » continuou firme no segundo lugar.
Maintenant je reviens
Puisses-tu

Pelos vinte e cinco anos de carreira, o ex-guitarrista do grupo ‘Téléphone‘ preparou uma surpresa para os fãs: uma releitura dos poemas de Michel Houellebecq. Segundo a assessoria do artista, Jean-Louis conheceu o poema de Houellebecq nas férias, na saída de um filme de Philippe Garrel, em cuja trilha sonora havia trabalhado.
Posteriormente escreveu timidamente um e-mail para o poeta solicitando permissão para musicar seus poemas. A princípio Aubert estava hesitante, ‘ele poderia recusar, não gostar, não responder’, confessou. Mas contrariando à expectativa, Michel respondeu dizendo sentir-se honrado com o tributo: ‘Estou muito satisfeito e até orgulhoso de ser uma fonte de inspiração’, revelou. Foi o começo de uma longa correspondência que os fãs poderão ler na íntegra no livreto do álbum ”Aubert chante Houellebecq- Les parages du vide”, previsto para 14 de abril. Para os mais apressados ele divulgou o clipe da faixa ‘Isolement‘.

 

Fontes:

http://amusicafrancofona.blogspot.com.br/

http://www.chartsinfrance.net/Jean-Louis-Aubert/news-80871.html

http://zik-zag.blog.leparisien.fr/archive/2010/10/index.html

 

Read more...


CANNES 2014 – Os Principais Filmes da Seleção Oficial

 Não tem jeito, Cannes é o holofote e o tapete vermelho do cinema tido como autoral. Por isso que todos os envolvidos com cinema aguardam a lista dos filmes selecionados, reclamam das ausências ou presenças, e os profissionais brigam para estar por lá. Ter um filme em Cannes significa ser visto, ser valorizado. E, consequentemente projeção e vendas.

 Já sabemos bem como funciona a lista principal, uma divisão geográfica que tenta agradar a todos, manter o prestígio dando preferência aos queridinhos do festival. São sempre 4 franceses, 4 filmes dos EUA (e Canadá), algum latino, se possível um africano, pelo menos 1 italiano, uns 2 britânicos e algum filme da Ásia (se possível, mais de um). Os nomes são, essencialmente,  os mais consagrados da atualidade, sobrando pouco espaço para jovens (que acabam em outras mostras paralelas), a prenseça de 1 ou 2 títulos na Competição traz sempre um quê de aposta pequena, de gente que acaba virando habitué em breve.

 

18 filmes na seleção oficial— Festival de Cannes 2014 – de 14 -25 de maio

Este ano, entre os queridinhos do festival estão os Irmãos Dardenne,  Cronenberg, Egoyan, Godard, Assayas, Kawase, Leigh, Loach, e novos queridinhos como Ceylan, Bonello, Dolan, o russo Zvyagintsesv e Hazanavicius surgem pela segunda vez. Novidade mesmo na competição é a italiana Alice Rohrwacher, o argentino Szifron (filme tem produção de Almodóvar, o que ajuda muito), e o americano Bennet Miller (sua escolha demonstra uma grande aposta em seu filme para o Oscar). Se quer novidade, urgência, algo novo? Melhor buscar em outro festival, a seleção de Cannes tem suas cadeiras vitalícias preenchidas e poucos espaços.

A abertura do festival será com a cinebiografia de Grace Kelly, com Nicole Kidman no papel principal. Mas, se ainda é cedo para se entusiasmar com algum filme, meus radares estarão com atenção redobrada para Saint Laurent, Sils Maria, Winter Sleep, Leviathan e Deux Jours, Une Nuit.

Já a prestigiosa Un Certain Regard abriga filmes de diretores nem tão famosos, comparado a outros anos. Ainda assim tem Mathieu Amalric, Wim Wenders, Lisando Alonso e a estreia de Ryan Gosling. Essa lista merece uma garimpada melhor.

Agora que venha logo Maio e a cobertura do Festival para despertar o interesse  por todos esses filmes.

cannes 2014 - seleção oficial.png

O Festival de Cannes divulgou a lista dos selecionados para 2014. Jean-Luc Godard, David Cronenberg, os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, Ken Loach e Tommy Lee Jones estão entre os 18 cineastas que concorrerão à Palma de Ouro no dia 24 de maio.

 Festival de Cannes

 Para alegria de muitos cinéfilos, foi anunciada a seleção oficial da 67ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que acontecerá durante os dias 14 e 25 de maio.

#Cannes2014

 

Em homenagem ao filme ‘Oito e Meio’ de Federico Fellini, o cartaz oficial traz a imagem de Marcello Mastroianni. O objetivo é reafirmar a importância artística do cinema italiano e europeu através de uma de suas figuras mais brilhantes.

Marcello Mastroianni em pôster oficial do Festival de Cannes

 Nesta edição, Jane Campion (O Piano) foi escolhida para presidir o júri do festival. A cineasta da Nova Zelândia fez a sua última participação em Cannes com o filme ‘O Brilho de Uma Paixão’ (Bright Star), estrelado por Abbie Cornish e Ben Whishaw.

 

O Brasil mais uma vez ficou de fora da competição, mas leva à mostra paralela Un Certain Regard um documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado.

 Juliano Salgado, Sebastião Salgado e Wim Wenders: filme concorre em mostra paralela de Cannes

Ao todo, 49 filmes, de 28 países, foram selecionados para o festival, entre 1.800 inscritos. Entre os escolhidos há 15 filmes dirigidos por mulheres. Cannes ainda é o festival de cinema internacional mais prestigiado do mercado e pode lançar muitos favoritos para a próxima edição do Oscar. Enquanto aguardamos o início do festival, descubra os principais filmes que vão passar por Cannes em 2014.

CANNES 2014 - GRACE OF MONACO.png

‘Grace – A Princesa de Mônaco’ de Olivier DAHAN

O filme onde Nicole Kidman traz para as telas momentos da vida Grace Kelly fará a abertura do festival. Há muita expectativa em torno deste lançamento e seu sucesso em Cannes é fundamental para o futuro de Nicole Kidman na próxima edição do Oscar.

Nicole Kidman como Grace Kelly em Grace of Monaco (photo by elfilm.com)

Nicole Kidman como Grace Kelly em Grace: A Princesa de Mônaco

CANNES 2014 - claus of sils maria.png

‘Clouds of Sils Maria’ de Olivier ASSAYAS

O filme une diferentes gerações de atrizes (Chloë Grace Moretz, Kristen Stewart, Juliette Binoche) e será uma das estreias mais badaladas do festival. Uma pequena curiosidade: Olivier Assayas escreveu o papel principal especialmente Juliette Binoche, a sua rainha do cinema francês.

Da esquerda pra direita: Brady Corbet, Chloe Grace Moretz e Juliette Binoche em cena de Clouds of Sil Maria (photo by cine.gr)

Da esquerda pra direita: Brady Corbet, Chloë Grace Moretz e Juliette Binoche em cena de Clouds of Sils Maria

 

CANNES 2014 - maps to the stars.png

‘Maps to the stars’ de David CRONENBERG

A história do filme é ambientada nos bastidores de Hollywood, onde dois atores-mirins sofrem com os excessos da indústria do cinema. Mia Wasikowska, Julianne Moore, John Cusack, Olivia Williams e Robert Pattinson fazem parte do elenco.

À direita, David Cronenberg dirige Olivia Williams no set de Maps to the Stars. Ao lado dele, o ator John Cusack.

 

 

CANNES 2014 - Deux jours, une nuit.png

‘Deux jours, une nuit’ de Jean-Pierre DARDENNE e Luc DARDENNE

Os irmãos Jean e Luc Dardenne vão levar ao cinema um drama onde a personagem de Marion Cotillard (Ferrugem e Osso) precisa convencer os colegas a abdicarem do bônus anual da empresa em que trabalham para que ela possa continuar empregada.

 Marion Cotillard e Fabrizio Rongione – Deux jours, une nuit  de  Jean-Pierre et Luc Dardenne

 

CANNES 2014 - the rover.png

‘The Rover” de David MICHOD

Nas sessões da meia-noite o festival vai apresentar o filme onde Guy Pearce interpreta um homem que persegue o grupo de bandidos que roubou seu carro em meio ao deserto australiano. Robert Pattinson será um dos ladrões.

 

CANNES 2014 - captives.png

Captives’ de Atom EGOYAN

Após oito anos do sequestro de sua filha, pai descobre uma série de pistas perturbadoras que o levam a acreditar que a garota ainda estaria viva. O filme faz parte da competição principal e traz Ryan Reynolds, Scott Speedman e Rosario Dawson no elenco.

 Captives d’Atom Egoyan avec Ryan Reynolds, Scott Speedman et Rosario Dawson.

 

CANNES 2014 - the search.png

The Search’ de Michel HAZANAVICIUS

O criador de ‘O Artista’ (The Artist) traz a sua esposa (Bérénice Bejo) mais uma vez como protagonista nesta história ambientada durante o conflito entre russos e chechenos. Carole, uma enfermeira e membro de uma organização não governamental, recolhe uma criança chechena. Annette Bening também faz parte do elenco.

 

 

CANNES 2014 - The Homesman.png

‘The Homesman’ de Tommy Lee JONES

Na história, uma exploradora (Hilary Swank) e um velho malandro (Jones) que tenta roubar sua glória terão que escoltar três mulheres loucas de Nebraska até Iowa, enfrentando as dificuldades naturais do trajeto. O elenco ainda conta com as presenças de Meryl Streep e Hailee Steinfeld.

Tommy Lee Jones e Hilary Swank em cena de The Homesman

 

 

CANNES 2014 - Jimmys Hall.png

‘Jimmy’s Hall’ de Ken LOACH

Situado em 1932, o filme segue o líder comunista irlandês James Gralton que retorna a Irlanda após uma década para reabrir o salão de dança que ele construiu em 1921. O filme pretende “celebrar o espírito dos pensadores livres que frequentaram o salão de dança para aprender, discutir, sonhar e se divertir.”

 

Jimmy’s Hall, de Ken Loach

 

CANNES 2014 - mrturner.png

‘Mr. Turner” de Mike LEIGH 

Mike Leigh (Simplesmente Feliz) planejou realizar este filme por mais de uma década e é considerado o trabalho mais ambicioso do diretor. O filme fará um retrato do grande artista inglês J. M. W. Turner.

CANNES 2014 - foxcatcher.png

‘Foxcatcher’ de Bennett MILLER

Seguimos a verdadeira história de David Schultz, um lutador olímpico que foi assassinado por John du Pont. Curiosamente, a polícia nunca decifrou a verdadeira razão porque o lutador foi morto, sendo agora impossível de saber, pois Du Pont faleceu em 2010 na prisão. Channing Tatum, Anthony Michael Hall, Mark Ruffalo, Steve Carell e Siena Miller estão no elenco.

Channing Tatum e Mark Ruffallo trabalham no novo filme de Bennett Miller (photo by outnow.ch)

Channing Tatum e Mark Ruffallo trabalham no novo filme de Bennett Miller

 

CANNES 2014 - Saint Laurent.png

Saint Laurent’ de Bertrand BONELLO

Com Gaspard Ulliel e Lea Seydoux, o filme se concentrará nos anos mais importantes e emblemáticos de Yves Saint Laurent, tanto pessoal quanto criativamente. De 1965 a 1976, ano de sua coleção russa, considerado por muitos como a mais influente.

 

Gaspard Ulliel en Yves saint Laurent - © Mandarin Cinéma – Europacorp – Orange Studio – Arte France Cinéma – Scope Pictures / Carole Bethuel

 Gaspard Ulliel prête ses traits à Yves Saint Laurent.

CANNES 2014 - Adieu au Langage.png

Adieu au Langage’ de Jean-Luc GODARD

O cineasta faz um retorno muito aguardado com esta produção em 3D onde um homem e sua esposa não falam mais a mesma linguagem.

 

CANNES 2014 - lost river.png

Lost River’ de Ryan Gosling

Na mostra Un Certain Regard, Ryan Gosling fará sua estreia como diretor em Cannes. A história envolve uma mãe solteira que caminha para o lado obscuro, enquanto o seu filho adolescente descobre um caminho secreto para uma cidade submersa. Elenco: Saoirse Ronan, Christina Hendricks e Eva Mendes.

 

‘Lost River’ de Ryan Gosling

 

CANNES 2014 - Eleanor Rigby.png

‘Eleanor Rigby’ de Ned BENSON

Com Jessica Chastain e James McAvoy, a história explora um casal na cidade de Nova York e será contada em dois filmes, através de duas perspectivas. O filme não é inédito, ele já foi lançado durante a última edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).

 

CANNES 2014 - the salt of the earth.png

The Salf of the Earth’ de Wim WENDERS e Juliano RIBEIRO SALGADO

Em português ‘O Sal da Terra’, o documentário descreve o fotógrafo Sebastião Salgado através dos olhos de dois homens: seu filho, o cineasta Juliano Ribeiro Salgado, que tenta conhecer um pai que era muitas vezes longe de casa, e Wim Wenders, um dos grandes cineastas do nosso tempo, também um fotógrafo e admirador da obra de Salgado.

wim-wenders.jpg

CANNES 2014 - cominghome.png

Coming Home’ de ZHANG Yimou

O filme marca a nova parceria entre Gong Li e Zhang Yimou. Na trama, um homem chinês é forçado a se casar e foge para os Estados Unidos, mas, quando ele volta para casa, ele é enviado para um campo de trabalhos forçados.

 

 Chen Daoming dans Coming Home de Zhang Yimou.

Gong Li dans Coming Home de Zhang Yimou.

Photo sur le film Coming Home avec Zhang Yimou

Zhang  Yimou

 

Veja a lista completa através do site oficial do Festival de Cannes.

Fontes:

http://www.festival-cannes.fr/pt/article/60533.html

http://lounge.obviousmag.org/pelicula_criativa/2014/04/aquecimento-cannes-2014—os-principais-filmes-da-selecao-oficial.html

http://ticklepickleme.blogspot.com.br/

http://www.hitfix.com/in-contention/will-cannes-2014-kick-off-the-oscar-season-for-bennett-miller-mike-leigh-and-others

http://www.melty.fr/cannes-2014-le-top-5-des-affiches-les-plus-marquantes-a274558.

http://www.people-looks.com/6677/Cannes-2014-Jane-Campion-premiere-realisatrice-a-presider-le-jury-du-Festival/2014-01-07

http://tocadocinefilo.com/2014/04/17/cannes-2014/

http://cinemaoscareafins.wordpress.com/

http://destinationcine.com/a-decouvrir/2-ans-apres-the-artist-derniere-semaine-de-tournage-pour-le-prochain-film-de-michel-hazanavicius-avec-berenice-bejo/

http://www.cinechronicle.com/2014/03/photos-de-marion-cotillard-dans-deux-jours-nuit-des-dardenne-86038/

http://www.veooz.com/media/HH5jMdY/gallery

http://www.lexpress.fr/diaporama/diapo-photo/culture/cinema/en-images-30-films-deja-cultes-qui-sortiront-au-cinema-en-2014_1310869.html?p=33

http://www.bbc.com/culture/story/20140417-nine-films-to-watch-at-cannes

Read more...


Sébastien Agius e Roxanne le Texier em duo na canção ‘Dans mes bagages’

Sébastien Agius e Roxanne le Texier têm origens diferentes mas uma paixão comum pela música e pelo espetáculo. Depois de encarnarem com muito sucesso os personagens Robespierre e Maria-Antonieta na comédia musical ’1789, les Amants de la Bastille’, a dupla se uniu para um duo na canção ’Dans mes Bagages’.

A música ganhou um clipe gravado em um hotel suíço e além do célebre casal conta com a participação dos dançarinos Valentina Valentin, Alessandra Cito, Loredana Persichetti, Medhi Baki, Gaëtan Renaudin e Valentin Vossenat.

 

Ainda em janeiro ele divulgou um teaser do título ”Ce qui nous tient” mas não foi muito além disso.  Pelo jeito a produção preferiu optar por uma faixa diferente  para promover o álbum que sairá em breve.

Fonte:

http://amusicafrancofona.blogspot.com.br/

 

Read more...


Mathieu Pernot – La Traversée – exposição no Jeu de Paume

 Mathieu Pernot – La traversée : Exposição no  Jeu de Paume até 18 de maio de  2014…

 

Mathieu Pernot, nascido em 1970, em Fréjus, vive e trabalha em Paris.
Photo : Jérôme Bonnet
Depois de estudar História da Arte na Faculdade de Grenoble, ele ingressou na Escola Nacional de Fotografia em Arles, onde se graduou em 1996. Seu trabalho faz parte do processo da fotografia documentário, mas desvia dos protocolos para explorar fórmulas alternativas e construir uma história com muitas vozes.  movimento perpétuo de suas imagens evoca uma realidade que está longe de ser fixo ou imutável.
A exposição no Jeu de Paume apresenta uma seleção de séries realizadas pelo artista ao longo dos últimos vinte anos. Ele define um novo espaço de diálogo com a montagem de  imagens e objetos e estabelece uma forma de travessia na sua obra até sua última obra,  Le Feu,o fogo, produzido especialmente para a ocasião .

Seja por seu próprio trabalho, pela apropriação de fotografias ou outros tipos de documentos de arquivo, Mathieu Pernot  questiona a diversidade de modos de representação e o conceito de utilização do meio fotográfico. Este trabalho dialético de pesquisas, coleções, histórias, imagens fotográficas é característica de todo o trabalho de Mathieu Pernot.

A idéia de travessia, movimento e passagem, muito presente em seu trabalho, é um elemento recorrente da exposição no Jeu de Paume. Ele também incorpora a natureza nômade e frágil das pessoas fotografadas – ciganos, migrantes, etc. -que pela presença dos mesmos indivíduos em diferentes imagens .  Eles tornam-se  dessa forma como personagens através dessas histórias ao longo do tempo.

 

 

A exposição “La Traversée” oferece a formação da história contemporânea encarnada por personagens que vivem à sua margem.
Ela abre com  a série “Photomatons”, o primeiro trabalho realizado entre 1995 e 1997, com crianças ciganas na cidade de Arles, para completar os seus retratos tirados em 2013 para “La Traversée”. Entre estas duas séries e no coração da exposição ,encontramos as mesmas pessoas, em 2001-2004, na série “Les Hurleurs”. Também são mostrados trabalhos relacionados com a questão da migração  (“Les Migrants”, “Giovanni”,”Les Cahiers afghans”), urbanismo (“Le Grand Ensemble” incluant “Implosions”, “Le Meilleur des mondes”,” Les Témoins” ; “Les Fenêtres”)   e confinamento (“Panoptique” e “Um acampamento de ciganos”), incluindo a apresentação de desenhos (“Le Dernier Voyage”)

 

“Les Migrants’, 2009 / Courtesy de l’artiste / © Mathieu Pernot

© Mathieu Pernot – 2014

Monica, Barcelone, 2004- Série “Les Hurleurs”, 2001-2004-Mathieu Pernot

Jonathan, Avignon 2001- série “Les Hurleurs”, 2001-2004- Mathieu Pernot

Reproduction of Bietschika Gorgan political deportee card, 1945.

Bietschika Gorgan’s identity photo, 1945. Reproduction Mathieu Pernot

Marie Louise Duvil, 1999- Série “Un camp pour les bohémiens”-Mathieu Pernot

Marie Louise Duvil, 1944-Mathieu Pernot

Roger Demetrio, 1944 / Photographie d’identité sur un carnet anthropométrique / Archives départementales des Bouches-du-Rhône

Roger Demetrio, 1999 (série ‘Un camp pour les bohémiens’) / © Mathieu Pernot

Photomaton-1995-1997. Série “Photomatons”-Mathieu Pernot

Photomaton, 1995-1997
Série Photomatons
Photomaton couleur, tirage unique 4,8 x 4 cm
Collection de l’artiste
© Mathieu Pernot

 © Mathieu Pernot – 2014

Mantes-la-jolie, 1er juillet 2001-série “Implosions”, 2001-2008-Mathieu Pernot

série “Implosions”, 2001-2008-Mathieu Pernot

Série Witness- 2006 @ Mathieu Pernot

‘Fenêtres’, 2007 / Courtesy de l’artiste / © Mathieu Pernot

Caravane, 2013
Série Le Feu
Tirage jet d’encre, contrecollé sur dibond 73 x 100 cm
Collection de l’artiste
© Mathieu Pernot

Caravane, 2013 Série “Le Feu” Mathieu Pernot

Mickael, Arles, 2013 Série “Le Feu” Mathieu Pernot

Na série Le Feu, o Fogo  produzida especialmente para a exposição, Mathieu Pernot repete um ritual praticado em Roma que consiste em fazer queimar a caravana de um defunto.

Mathieu Pernot- La Traversée

 

Jeu de Paume

Endereço:

1 Place de la Concorde
75008 Paris

Metro

  • 1, 8, 12 – Concorde

Onibus

  • 24, 42, 72, 73, 84, 94

Telefone : +33 1 47 03 12 50

Até 18 de maio de 2014

Horários : Terça de 11h à 21h.  De quarta à domingo de 11h à 19h.

Preços :  8,50 euros – Tarifa reduzida : 5,50 euros

 

Fontes:

http://www.jeudepaume.org/index.php?page=article&idArt=2008&lieu=1

http://lemagazine.jeudepaume.org/2014/02/mathieu-pernot-giving-form-to-history-fren/

http://nibelle.blogspot.com.br/2014/02/mathieu-pernot-la-traversee-exposition.html

http://www.timeout.fr/paris/art/mathieu-pernot-la-traversee

http://www.artistikrezo.com/2014010915057/actualites/Art/mathieu-pernot-la-traversee-jeu-de-paume.html

http://www.parisbouge.com/event/114307/

http://www.franceinter.fr/emission-regardez-voir-mathieu-pernot

http://www.parisetudiant.com/etudiant/sortie/mathieu-pernot-la-traversee.html

http://photo-phores.com/2014/02/11/jeu-de-paume-mathieu-pernot-robert-adams-1102-1805/

http://myartagenda.com/2014/02/12/mathieu-pernot-rend-visibles-les-invisibles-exposition-photographies-jeu-de-paume-maison-rouge-la-traversee-asile-des-photographies-roms-tziganes-migrants-banlieues-hurleurs-temoins-giovanni-famille-g/

http://www.offi.fr/expositions-musees/jeu-de-paume-2556/mathieu-pernot-la-traversee-51671.html

Read more...


Indila faz seu segundo clipe : Tourner dans le vide

Você conhece a cantora Indila?
Eu já falei sobre ela num outro post , é só conferir !!!
Se  você acessa algum site francês de música provavelmente já se deparou com ela em algum momento. Desde setembro do ano passado que seu hit ‘Dernière Danse‘ encabeça o ranking dos singles mais vendidos na França. E se ele não está na primeira posição, pelo menos está entre as primeiras como na lista divulgada desta semana, em que aparece no sexto lugar.
Dernière danse
Mas nem sempre o sucesso de vendas de um single se refletirá no álbum. Como pôde ser conferido pelo caso do cantor Stromae em 2010. A canção ‘Alors on Danse’ foi um hit planetário mas o disco ‘Cheese’ vendeu um pouco mais que 75.000 cópias na França. Até nisso Indila se diferencia dos colegas: seu primeiro trabalho ‘Mini World’ é atualmente o terceiro mais vendido do hexágono, segundo o site ‘Disque en France’. Nas rádios ela também é a número três. ‘Dernière Danse’ é a terceira canção mais tocada das rádios francesas e o clipe o segundo mais executado na TV da França.
Um sucesso que parece estar longe de acabar. Dos vinte países em que  ’Mini World‘ foi lançado pode-se falar em sucesso na Bélgica, Suíça, Rússia, Bulgária e Israel. Em todos os países citados o disco recebeu um bom acolhimento da parte do público na primeira semana do lançamento. Na Romênia e na Grécia o single ‘Dernière Danse’ estreou em primeiro lugar no Itunes. No hexágono a imprensa comenta que a garota está fazendo um verdadeiro ’carton à l’international’, como é difícil de se ver  para um artista que canta em francês.
Para comemorar a torrente de sucesso a produção lançou nesta sexta-feira ‘Tourner dans le vide’, o segundo clipe do álbum.

 

 

 

Tourner dans le vide

Vous n’avez pas fini d’en entendre parler ! La mystérieuse Indila dévoile aujourd’hui le clip de son nouveau single “Tourner dans le vide”, deuxième extrait de l’album “Mini World”. Il y a fort à parier que cette vidéo booste les ventes d’un morceau qui grimpe doucement dans le Top Singles. Cette vidéo est l’occasion pour Indila de planter le décor d’une romance dramatique, celle d’une femme amoureuse d’un tailleur de pierre mais promise à un puissant. « C’est un clip que j’ai voulu faire à l’image de “Dernière danse”, surtout sur le plan de l’investissement humain et artistique » a déclaré Indila à nos confrères du “Parisien”.

Fontes:

http://amusicafrancofona.blogspot.com.br/

http://www.chartsinfrance.net/Indila/news-91418.html

http://www.chartsinfrance.net/actualite/news-91517.html

http://popcorker.wordpress.com/2014/04/12/indila-unveils-tourner-dans-le-vide-video/

http://zikever.over-blog.com/

http://www.trackmusik.fr/media/i/indila/mini-world

Read more...


Les Indiens des Plaines no Museu do Quai Branly

O Museu do Quai Branly nos conta o cotidiano dos índios das planícies da América ( do Mississipe ao Texas), na exposição Indiens des plaines”.

 

Seus rituais sagrados, seus enfeites, seus cocares e roupas. Mas também suas obras de arte artísticas, como os desenhos sobre as peles de bisons. Plumas, pedras e perolas manipuladas há alguns séculos por este povo que alimenta nosso imaginário infantil.

São 140 objetos, do século XVI ao XX.

 Cape d’apparat population Sioux, Mandan, région des Plaines, États-Unis (© musée du quai Branly, photo Patrick Gries, Valérie Torre).

Peau peinte racontant les exploits d’un chef sioux ou mandan lors de guerres entre Arikara, Sioux et Mandan, début 19e siècle, Peau de bison, piquants de porc-épic. Peinture, application.

 expo paris expositions quai branly indiens de plaines

Cape indienne. Crédit photo : Quai Branly – Claude Germain.

O Museu do Quai Branly destaca as tradições estéticas dos índios das planícies, numa exposição de 140 objetos e obras de arte  que oferecem ao espectador uma tradição forte, enraizada numa continuidade de estilos visuais, apesar de três séculos de contatos com os europeus e norte-americanos do século XVI ao século XX.

Affiche de l’exposition “Indiens des plaines” au musée du Quai Branly.

O Museu do Quai Branly preparou um vídeo anunciando a exposição:

Samedi 29 mars, entre 20h et minuit, des bisons ont traversé Paris, annonçant à la fois notre exposition “Indiens des Plaines” mais aussi un jeu, en ligne et hors ligne. 

Agora um vídeo explicando o que os visitantes irão encontrar nesta exposição :

 

 L’exposition Indiens des Plaines au Musée du Quai Branly © PHOTO GAUTIER DEBLONDE

 Exposition Indiens des Plaines Musée Quai Branly

 

 

Lakota, Souliers de femmes Dakota du Nord ou du Sud @ The Warnock splendid heritage collection

Indiens-plaines-musee-quai-branly-chemise-guerre-cheyenne_medium

Cheyenne, Chemise de guerre, 1960Techniques mixtes (Photographs, film strips, and eagle finialwith mount and finial) — 81.92 × 150.5 × 23.5 cm© Service Nelson-Atkins Museum of Art/Joshua Ferdinand — Collection Sandra Spang
Musee-quai-branly-indiens-plaines-baton-danse-cheval_large

Horse effigy dance stick, No Two Horns (likely maker), Hunkpapa Lakota, c. 1875Wood, leather and brass© Courtesy of the South Dakota State Historical Society

 Massue de guerre, Artiste des Plaines de l’Est, probablement iowa, Iowa, Vers 1800-1820, Bois (érable), fer, pigment.

 

 

Grande coiffe en plumes d’aigle et feutre rouge. Décor de perles sur le front, 19e siècle, Laine, perles, plumes d’aigle, fourrure, Dakota.

Sioux, Cheyennes, Comanches…

Os índios das planícies da América  se instalaram desde 08 de abril até 20 de julho no museu Quai Branly para uma das exposições mais esperadas do ano. Em primeiro lugar, porque a figura do índio não para de fascinar novos e velhos. Em segundo lugar, porque as exposições sobre este tema são, em última instância raras.

Cerca de 140 objetos e obras de arte que abrangem um período do século XVI até o século XX, serão reunidos para a ocasião: pinturas e desenhos, esculturas de pedra, madeira e conchas, bordados  a base de porco-espinho e contas de vidro, ornamentos de penas … uma luz em uma cultura extremamente rica.

Chemise d’homme. Crédit photo : Qquai Branly – Claude Germain.

Robe ornée de perles, Minnie Sky Arrow, Culture Sioux, Vers 1900, Peau tannée, perles de verre et de cuivre, perles d’acier à facettes, cônes métalliques, crin de cheval.

Manteau d’homme, vers 1920, Cuir (tannage amérindien), perles de verre, pigment, Lakota (sioux teton), Dakota du nord ou du sud.

expo paris expositions quai branly indiens de plaines

Parure de plumes. Crédit photo : Quai Branly – Claude Germain.

Éventail servant aux rites amoureux, Vers 1840, Bois (pin), pigment, Artiste dakota (sioux de l’est), Minnesota Los Altos (Californie), collection John et Marva Warnock.

Fourneau et tuyau de pipe, Artiste osage, Oklahoma, Vers 1875, Catlinite (argile rouge), bois, Kansas City (Missouri), The Nelson-Atkins Museum of Art, legs de Donald D. Jones.

Grande coiffe en plumes d’aigle et feutre rouge, Sioux, XIXe siècle.

 Effigie de bison, quartzite vert, vers 1400-1700.

 

Les Indiens des Plaines

De 8 de abril à 20 de julho de 2014

 

Onde:

Musée du Quai Branly

206-218, rue de l’Université- 75007 Paris

Tel : +33 (0)1 56 61 72 72

Como chegar:

Métro ligne 9, stations Iéna et Alma-Marceau
Métro ligne 6, station Bir-Hakeim
Bus ligne 42, stations Tour Eiffel et Bosquet-Rapp
Bus 63, station Bosquet-Rapp
Horários:
Terça, quarta e domingo de 11h à 19h
quinta, sexta e sábado de 11h à 21h
Fechado as segundas

Preço:

Plein: 7 euros

Réduit: 5 euros

www.quaibranly.fr

Fontes:

http://slash-paris.com/evenements/indiens-des-plaines

http://www.sortiraparis.com/arts-culture/exposition/articles/71136-indiens-des-plaines-l-exposition-au-musee-du-quai-branly

http://www.20minutes.fr/culture/1348697-les-indiens-des-plaines-chevauchent-a-paris

http://www.rtl.fr/emission/laissez-vous-tenter/billet/le-musee-du-quai-branly-rend-hommage-aux-indiens-des-plaines-7771162487

http://www.connaissancedesarts.com/civilisation/agenda/indiens-des-plaines-au-musee-du-quai-branly-103978.php

http://agoras.typepad.fr/regard_eloigne/2008/08/leden-perdules-indiens-des-plaines.html

http://www.leparisien.fr/espace-premium/culture-loisirs/les-indiens-s-installent-au-quai-branly-02-01-2014-3455519.php

http://www.parisbouge.com/mag/articles/les-indiens-des-plaines-se-deploient-au-quai-branly-1438

http://www.offi.fr/expositions-musees/musee-du-quai-branly-3039/indiens-des-plaines-52805.html

Read more...


Paris 1900, la ville spectacle no Petit Palais

De 2 de abril à 17 de agosto de 2014, o Petit Palais apresenta a exposição “Paris 1900, la ville spectacle”.

petitpalais.paris.fr

Henri de Toulouse-LautrecMarcelle Lender dansant le boléro dans Chilpéric, 1895-1896. Washington,
National Gallery of Art, collection of Mr and Mrs John Hay Whitney© Courtesy National Gallery of Art,Washington

paris1900-2014

Henri Gervex Une soirée au Pré-Catelan“, 1909. Huile sur toile,

 217 x 318 cm © Paris, Musée Carnavalet/ Roger-Viollet

René François Xavier Prinet Le Balcon, 1905-1906. Huile sur toile, 161,2 x 191,7 cm
© Musée des Beaux-arts de Caen. Martine Seyve photographe © ADAGP, Paris 2014

O Petit Palais apresenta a  exposição “Paris 1900, a cidade  espetáculo” de 2 abril até dia 17 agosto de 2014: juntos 600 objetos em seis “salas” criadas para a ocasião.

No coração do Petit Palais, uma jóia arquitetônica construída para a Exposição Universal de 1900, a exposição leva-nos de volta para os Loucos Anos Vinte por meio de uma cenografia surpreendente. Dividida em seis salas , a exposição vai  se concentrar em artistas parisienses ,o centro do palco mundial como Cezanne, Monet, Renoir, Art Nouveau, estilistas parisienses da época.

Com empréstimos do Palais Galliera, Museu Carnavalet , e muitos outros museus de Paris, o Petit Palais reúne mais de 600 objetos e obras do início do século XX , objetos de arte, figurinos, cartazes, mobiliário, jóias,  fotografias e filmes . Esses objetos nos mostram como  era Paris em 1900, enquanto o mundo se reunia na capital francesa por ocasião da Exposição Universal; ele é transportado nos mais belos lugares da Paris da Belle Époque, como turistas de outro tempo …

 

 A exposição ” PARIS 1900  la ville spectacle ” convida o público a reviver o auge da capital francesa quando  hospeda a Exposition Universelle , que abriu o séculos 20. Mais do que nunca a cidade brilha aos olhos do mundo como a cidade do luxo e estilo de vida. Mais de 600 obras – pinturas , arte, figurino , cartazes, fotografias , filmes , móveis, jóias , esculturas … –  fazem  os visitantes do Petit Palais em Paris , mergulharem na Paris da  Belle Epoque . As inovações técnicas , a efervescência cultural , a elegância da Parisiense  serão mostradas também na literatura e no cinema , e desde então, nunca mais deixou  de ser a imagem da cidade  no mundo inteiro.


Exposition Paris 1900 – Petit Palais por paris_musees

 

Em uma cenografia inventiva incorporando o novo cinema ao longo do percurso, o visitante é convidado  a uma viagem  semelhante aos 51 milhões de turistas que se reuniram para Paris em 1900 . O percurso organizado em seis “salas” começa com uma sala intitulada ” Paris, vitrine do mundo ” referindo-se a Exposição Universal. Nesta ocasião , a nova Gare de Lyon, Musée d’ Orsay e Invalides são construídos como  também a primeira linha do ” metropolitano ” . Projetos de arquitetura , pinturas, filmes , mas também objetos pitorescos e elementos decorativos  são armazenados, fazendo-nos lembrar  este evento incrível.
Paris 1900 , mas não poderia ser reduzida à Exposição Universal : a Cidade da Luz propunha muitas outras ocasiões de admiração e despesas. Em lojas de luxo e galerias de arte , as pessoas podiam descobrir as criações dos inventores  da Art Nouveau, apresentado aqui em um segundo pavilhão dedicado às obras-primas de Gallé , Guimard , Majorelle , Mucha Lalique …

A terceira sala dedicada a Belas Artes demonstra o lugar central de Paris na cena artística . Naquela época, todos os talentos convergem para a capital para se formar nos ateliers, expor nos salões  e vender nas galerias de arte. Telas do finlandes Adelfelt, do espanhol Zuloaga ou do americano  Stewart, evocam este clima internacional . Mas também temos as obras de Cézanne , Monet , Renoir , Pissarro, Vuillard , com as de Gérôme , Bouguereau ou Gervex, glórias aclamadas tanto do Impressionismo reconhecido finalmente, do simbolismos tardio ou de figuras mais novas, como Maillol ou Maurice Denis, enquanto o triunfo da arte de Rodin .

O visitante descobre então a criação de uma moda parisiense triunfante que mostrou o seu sucesso a partir da entrada da  Exposição Universal , onde podemos ver  uma figura parisiense  vestida por Jeanne Paquin  .  As  casas de moda da Rue de la Paix atraiam um mundo cosmopolita e rico, que imitam as meninas que trabalham . Os melhores tesouros do Palais Galliera , como a  famosa capa de noite assinada pelo costureiro Worth, serão  acompanhadas  por grandes retratos da sociedade por La Gandara ou Besnard , e evocação do mundo das modistas e sob o pincel tanto Jean Béraud  quanto de Edgar Degas.

Os últimos dois pavilhões vão oferecer uma visão sobre o entretenimento de Paris: os triunfos de Sarah Bernhardt aos de Yvette Guilbert , de Pelléas et Mélisande  de Debussy ao Aiglon de Rostand , da ópera  ao café- concerto , do circo ao bordel. Todas as ilustrações  dos ados claros e escuros de uma cidade , a fim de reforçar a idéia de que ela permaneceu a capital do mundo e a rainha do prazer . Lugares míticos como o Moulin Rouge ou o Gato Preto , tornaram-se os lugares  preferido de artistas , tais como Toulouse -Lautrec .  Tanto a  mundana Liane Pougy quanto a bela Otero , lugares de prostituição e des drogas, a exposição mostra temas dos bastidores ,que irão revelar assuntos de revoluções estéticas.

Se o mito da Belle Epoque continuou até hoje , não é só pelo contraste com o horror da Grande Guerra que o sucedeu , é porque ele é baseado numa expansão  cultural que esta exposição quer lembrar a força incomparável.

Affiche de l’Exposition Universelle Palais de l’optique, 1900. © Paris, Musée Ca

Affiche de l’Exposition Universelle Palais de l’optique, 1900. © Paris, Musée Carnavalet/ Roger-Viollet

 Mucha La Nature, 1899-1900. Bronze doré et argenté, 70,7 x 30 x 32 cm © Karlsruh

Mucha La Nature, 1899-1900. Bronze doré et argenté, 70,7 x 30 x 32 cm ©  Karlsruhe, Badisches Landsmuseum

Paul Cézanne Ambroise Vollard, 1899. Huile sur toile, 100 x 81 cm © Paris, Petit

Paul Cézanne Ambroise Vollard, 1899. Huile sur toile, 100 x 81 cm © Paris, Petit Palais / Roger-Viollet

Auguste Rodin Amour et Psyché, vers 1885. Marbre, 25 x 65 x 41,5 cm © Paris, Pet

Auguste Rodin Amour et Psyché, vers 1885. Marbre, 25 x 65 x 41,5 cm © Paris, Petit Palais / Roger-Viollet

 

Jean Béraud Parisienne, place de la Concorde, vers 1890. Huile sur bois, 35 x 26

Jean Béraud Parisienne, place de la Concorde, vers 1890. Huile sur bois,  35 x 26,5 cm © Paris, Musée Carnavalet / Roger-Viollet

Charles Frédéric Worth Cape, vers 1895. Cape du soir de la comtesse Greffulhe, n

Charles Frédéric Worth Cape, vers 1895. Cape du soir de la comtesse Greffulhe, née Élisabeth de Caraman-Chimay (1860-1952), coupée dans un caftan de Boukhara offert par le tsar. © Patrick Pierrain / Galliera / Roger-Viollet

Anonyme d’après Adolphe Léon Willette Enseigne du cabaret le Chat Noir, 1881. TôAnonyme d’après Adolphe Léon Willette Enseigne du cabaret le Chat Noir, 1881.  Tôle peinte, découpée, 130 x 96 cm © Paris, Musée Carnavalet/ Roger-Viollet

Alfons Mucha Affiche de la pièce de théatre en V actes «Lorenzaccio». Epilogue d

Alfons Mucha Affiche de la pièce de théatre en V actes «Lorenzaccio».  Epilogue d’Alfred de Musset et adaptation de M. Armand d’Artois, 1896. Théâtre de la Renaissance. Lithographie. © Bibliothèque Forney / Roger-Viollet

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

 

La Ville Spectacle, Paris 1900, l'expo au Petit Palais

Informações práticas

De 02/04/2014 à 17/08/2014

Paris 1900, la ville spectacle l’exposition au Petit Palais,
Onde:

Endereço:

Avenue Winston Churchill
75008 Paris

Métro/Transport : Champs Élysées, Clémenceau  

Horário:

10h-18h de terça a domingo | quintas-feiras até 20h

Preços :
11 € Preço normal | € 8 Preço reduzido | € 5.5 metade do preço

 

 

 

Fontes:

http://www.petitpalais.paris.fr/fr/expositions/paris-1900-la-ville-spectacle-0

http://www.sortiraparis.com/arts-culture/exposition/articles/70823-la-ville-spectacle-paris-1900-l-expo-au-petit-palais

http://creative.arte.tv/fr/community/petit-palais-paris-1900-la-ville-spectacle

http://www.parisetudiant.com/etudiant/sortie/paris-1900-la-ville-spectacle-paris-08.html

http://theaujasmin.blogspot.com.br/

Read more...


Bénabar assina sua volta com o título ” Paris By Night “

 

Os fãs do cantor Bénabar já sabem por isso  nós divulgaremos só por uma questão de alívio de consciência que um dos cantores mais talentosos e irreverentes da nova cena francesa lançará o sétimo álbum 25 de agosto.
O carro-chefe do novo trabalho será a ótima faixa ‘Paris by Night’, que já está à venda no site iTunes.  A canção ganhará um clipe brevemente, provavelmente, no dia 16. Pelo menos é o que dá para inferir pela mensagem ‘Rendez-vous le 16 avril’, presente no teaser do vídeo. Data que os admiradores do intérprete aguardarão com uma certa impaciência.

A produção ainda não divulgou o título do  álbum mas ele sairá aproximadamente três anos após “Les bénéfices du doute”, disco de platina em 2011, defendido pelos singles “Politiquement correct” e ”Les râteaux”
Politiquement correct

Les rateaux

 

Fontes:

http://amusicafrancofona.blogspot.com.br/

Read more...

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top