Invent


Notre Dame de Paris – Música, Cinema, Arte e Literatura

Notre Dame de Paris – livro de Victor Hugo

Victor Hugo foi o maior poeta romântico da França e um dos seus maiores prosadores.

Produziu várias obras-primas, entre elas o romance medieval Notre Dame de Paris (1831).

Manuscrito

The first edition of “Notre-Dame de Paris”‘, one of only 1100 copies printed.
Precious copy, preserved in an elegant contemporary signed binding.

Ilustração para a primeira edição de “Notre Dame de Paris

A história é centrada na tragédia do corcunda Quasímodo e da cigana Esmeralda.

É no interior da grande catedral gótica e nos labirintos das construções de Paris que se desenrola a terrível história de paixões impossíveis de seus personagens.Victor Hugo reuniu magistralmente em seu famoso romance religiosos e vagabundos, ciganos e nobres, padres e leigos — heróis e vilões. Com poderosa imaginação criadora, Hugo desperta em seu leitor as mais variadas emoções: do profano ao sagrado, do grotesco ao sublime.A história teve várias versões cinematográficas.

A obra veio a público originalmente com o título de “Notre-Dame de Paris”, e nem sequer se centrava na personagem que a eternizou, uma vez que só quando foi traduzida para a língua inglesa, em 1833, este nome apareceu no título. Em sua origem, constituía-se em um romance histórico, voltado para o público adulto, com o intuito de conscientizá-lo para a necessidade de se conservar a Catedral de Notre-Dame.

Na obra, Victor Hugo não se limita a descrever apenas a antiga Catedral, mas ilustra historicamente a sociedade da Parismedieval, e os contrastes dos seus personagens, desde os pedintes e ciganos ao rei e à nobreza.A história passa-se em 1482, em Paris, a capital de França. A ação desenrola-se dentro e em torno da Catedral de Notre-Dame, na Île dela Cité, no meio do rio Sena. Aqui estavam situadas os dois grandes monumentos da cidade à época: a Catedral e o Palácio da Justiça, o que centralizava, na ilha, a religião e o governo de Paris.A Catedral, construída em 1303, era a principal igreja de Paris. Além de importante local de oração, aceitava órfãos e pessoas que ali procuravam refúgio da lei.

As personagens da história provêm de todas as camadas sociais existentes em Paris na Idade Média: membros do clero e fidalgos cruzavam-se com ciganos e mendigos nas ruas da Île dela Cité. LuísXI de França era o soberano à época, e costumava assistir diariamente à missa na Catedral.

Paris não possuía uma força policial. Oficiais da guarda pessoal do rei e grupos de fidalgos patrulhavam as ruas para manterem a ordem.

Havia então em Paris muitos pobres e sem-abrigo. Alguns destes proscritos eram pedintes, ciganos, pessoas com deficiências, doentes e ladrões. Estes elementos eram percebidos pela sociedade como uma ameaça. O povo cigano era nómade e viajava de cidade em cidade. Alguns ganhavam a vida exibindo-se nas Ruas da Cidade.

A Obra gira em torno de um homem Coxo e Deformado que foi adotado pelo arquidiácono Claude Frollo. Batizado de Quasímodo, enfrenta uma série de peripécias por conta de um amor não correspondido por uma Bela Cigana, Esmeralda.

Esmeralda é uma Personagem que representa uma espécie de Beleza Suprema, quase Celestial, o que faz com que Dois Homens, Quasimodo e Dom Claude se Apaixonem por ela.

São duas formas de amar diferentes. Quasimodo ama-a de uma forma desinteressada, enquanto Frollo nutre por ela uma enorme paixão, repleta de desejo sexual, embora muitas vezes se note uma grande Ternura e Carinho pela Cigana.

No entanto, Esmeralda, não corresponde ao amor de nenhum dos dois, preferindo amar Phoebus, um Soldado que apesar de dizer que a ama, tem uma Noiva e não nutre nenhum tipo de sentimento por Esmeralda, a não ser Desejo.

A narrativa trata de cada Personagem com profundidade, e há quem considere Claude Frollo a personagem mais profunda do livro.

Principais Personagens

  • Esmeralda : cigana muito bela, é cortejada pelo capitão Phœbus de Châteaupers, capitão da guarda, por Quasimodo, o disforme sineiro de Notre Dame, e pelo arquidiácono Claude Frollo.
  • Quasimodo : abandonado pelos pais à porta da Catedral de Nossa Senhora, quando tinha quatro anos e devido a sua deformidade, é criado por Frollo. Corcundasurdo e manco, ele se apaixona pela bela Esmeralda, que é na verdade apaixonada pelo jovem Phoebus de Châteaupers. É um personagem complexo, aparecendo no início do livro como um monstro sem coração, totalmente dominado por Frollo.
  • Claude Frollo : arquidiácono, dividido entre o amor a Deus e o desejo que sente por Esmeralda. Para fugir à tentação, quer eliminar a jovem. Criou Quasímodo e o fez sineiro da Catedral de Nossa Senhora.
  • Fleur-de-Lys : noiva de Phoebus, ela tem muitos ciúmes de Esmeralda. Só perdoa Phoebus após a morte da rival.É considerada a vilã do livro pois faz maldades por ciúmes.É muito bela.
  • Phœbus de Châteaupers : capitão da guarda, é atraído por Esmeralda mas, infelizmente para ele, já está comprometido com a jovem Fleur-de-Lys, que sente muitos ciúmes da rival.
  • Pierre Gringoire : poeta pobre, é salvo do enforcamento por Esmeralda que aceita casar-se com ele.

Notre Dame de Paris – Musical

Sobre  o musical: http://izambard.wordpress.com/notre-dame-de-paris-musical/

Le Temps des Cathédrales

Belle

O musical franco-canadense Notre Dame de Paris, baseado no romance de Vitor Hugo, O corcunda de Notre Dame estreou em 1998 em Paris e foi sucesso absoluto de público e de crítica na Europa e na Ásia. A versão original foi estrelada por Garou como Quasímodo, o corcunda, Daniel Lavoie como Frollo, o Arcebispo, Patrick Fiori como Phoebus o capitão dos arqueiros do rei e Helène Segàra como Esmeralda, a bela cigana.

A história se passa em Paris no ano de 1482 quando desabrigados pedem ajuda em frente à catedral, Frollo, o arcebispo ordena a Phoebus, capitão dos arqueiros do rei para dispersar a multidão. Phoebus avista Esmeralda e fica encantado por sua beleza assim como Frollo.

Clopin guardião de Esmeralda pede para ser cuidadosa. Em meio a festividades populares onde o climax é coroar a pessoa que fizer a careta mais feia, Quasimodo, de rosto deformado e corcunda é descoberto, trazido para a luz e coroado rei dos tolos. Neste momento uma série de desventuras acontecem com Esmeralda devido à luxuria do arcebispo, o desejo de Phoebus, a inveja de Flor de Liz e de sua própria ingenuidade. Em meio a toda confusão Quasímodo torna-se seu amigo e é capturado pela bondade da bela cigana.

Os três apaixonados cantam sobre seus diferentes sentimentos por Esmeralda, que é condenada por Frollo por um crime que não cometeu. Ajudada por seus amigos, foge e encontra abrigo na catedral com a ajuda de Quasímodo. Apesar de brigar por sua liberdade acaba sendo levada á execução por Phoebus por quem era apaixonada e a pedido de Flor de Liz, sua noiva.

Quasímodo vai à loucura quando vê a figura de sua amada na plataforma da forca e mata Frollo, responsável por todo o desfecho trágico. Quando Phoebus sai tranquilamene de cena acompanhado de Flor de Liz, Quasímodo desce ao local do enforcamento, pede seu corpo e chora por ela. Trágico.

Notre Dame de Paris – Ballet

Bela história de Victor Hugo, do amor e da morte é transformado aqui em uma peça maravilhosa de coreografia, estrelado na Opera Nacional de Paris por Isabelle Guérin e Nicolas Le Riche.

Compositor Maurice Jarre, e figurinos desenhados pelo lendário Yves Saint Laurent.

O ballet, criado em 1965 na Ópera de Paris, tem sido freqüentemente revividos. Agora, trinta e seis anos depois, com sua linguagem clara e incisiva, a sua poética pas de deux e trios apaixonados, e da encenação que faz com que as cenas de multidão tão intensa, Notre-Dame de Roland Petit de Paris tornou-se um clássico moderno.

O Corcunda de Notre Dame – Filme

Quasímodo (Charles Laughton), o deformado sineiro da catedral de Notre Dame, localizada em Paris, é injustamente condenado a ser açoitado. Quando pede água apenas uma cigana (Maureen O’Hara) sente compaixão por ele. Quando ela é injustamente acusada de assassinato, ele decide protegê-la.

O Corcunda de Notre Dame

A bela e famosa história escrita por Victor Hugo do corcunda de Notre Dame, um sofrido deficiente que morava nas dependências da catedral. O ano é 1942, e o Festival dos Tolos já está correndo na praça de Notre Dame em Paris.

Enquanto muitos brincam e encenam peças, o horroroso corcunda Quasimodo (Anthony Quinn), o tocador do sino da catedral, está sendo humilhado e atormentado por um bando de ciganos. Mas ninguém pode atingi-lo, pois ele é protegido pelo chefe de justiça da cidade Frollo (Alain Cuny). Além de estar cheio de problemas, Frollo está com a consciência atormentada pela beleza da sexy cigana Esmeralda (Gina Lollobrigida), e um romance entre os dois seria considerado completamente inadequado para sua posição, visto que os ciganos são nômades rejeitados pela sociedade.

Quando Frollo envia Quasimodo para cortejar a cigana para ele, o corcunda acaba assustando-a e é preso; enviando Esmeralda para os braços de Phoebus (Jean Danet), o capitão do exército. Esmeralda passa a sentir pena de Quasimodo, e tenta libertá-lo quando ele é trancafiado. Mas quando o capitão Phoebus é esfaqueado até a morte, apesar de possuir muitos admiradores, Esmeralda logo é considerada a principal suspeita do crime…

O Corcunda de Notre Dame – o filme

Idade Média, Paris. O corcunda Quasímodo (Mandy Patinkin) mora em uma das torres da catedral Notre Dame. Isolado e incompreendido pelo povo da época, ele se se esconde do mundo, vivendo como um pária. Durante um passeio pelo mundo exterior, ele se apaixona pela cigana Esmeralda (Salma Hayek ), uma jovem perseguida pelo sacerdote Dom Frollo (Richard Harris).

Quasimodo vive na catedral de Notre Dame, perseguido e incompreendido pelo povo. Ao se apaixonar pela bela Esmeralda, ele coloca sua vida em risco para salvar sua amada, que sofre assédio do ardiloso sacerdote local.

 O Corcunda de Notre Dame – Desenho Animado

Disney – O Corcunda de Notre Dame

O Corcunda de Notre Dame (no original em inglêsThe Hunchback of Notre Dame) é um filme de animação de 1996 inspirado no livro do mesmo nome do autor Victor Hugo.

É o trigésimo-quarto filme de animação dos estúdios Disney e foi originalmente lançado nos cinemas dos EUA em 21 de Junho de 1996. Ele foi dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise e dublado na versão original por Tom HulceDemi MooreTony Jay e Kevin Kline.

O filme é centrado na história do deformado tocador de sinos da Igreja de Notre Dame,Quasimodo, que luta para ter reconhecimento da sociedade e sonha com a liberdade.

O longa é considerado um dos filmes animados mais sombrios da Disney, similar a filmes como The Black Cauldron.

 

Fontes:

http://izambard.wordpress.com/notre-dame-de-paris-musical/

http://www.interfilmes.com/filme_21710_O.Corcunda.de.Notre.Dame-(Notre.Dame.de.Paris).html

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/q/quasimodo.htm

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182490/

http://www.imdb.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Notre-Dame_de_Paris_(livro)

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/q/quasimodo.htm

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/34/art13_34.pdf

Read more...


Notre Dame de Paris – A Catedral

“Située dans l’Ile de la Cité, au coeur historique de Paris, la cathédrale Notre-Dame de Paris est un des plus beaux chefs-d’oeuvre de l’architecture gothique en France.

Comme témoignage de l’importance toute particulière qu’elle revêt pour la France, on peut noter que c’est de son parvis que sont comptées toutes les distances séparant villes et villages de notre capitale. Ce monument attire chaque année un nombre impressionnant de touristes.”

  Esta catedral  maravilhosa à beira do Sena é um dos marcos de Paris! Gótica, começou a ser construída em 1163, na Idade Média! Foram 170 anos de trabalho de milhares  de arquitetos e artesãos medievais. Foi erguida sobre um tem plo romano e concluída em 1330.

No final do séc. X, quando começou o período de construção de catedrais, as Lojas Maçônicas foram formadas para garantir a organização necessária durante a construção dos edifícios. A Igreja, o Rei ou o nobre que desejassem construir uma catedral, um castelo ou um palácio, empregavam um Mestre Maçom que estabelecia a sua própria organização, e usualmente atuava como arquiteto e chefe geral da obra.

Em francês «maçon» significa pedreiro !!

Este grupo de Maçons construía uma estrutura temporária (canteiro de obras), que funcionava como local de armazenamento dos materiais e como local de administração da construção. Nos primeiros tempos, este local era também usado como refeitório e dormitório dos obreiros, sendo então chamado de Loja. No período inicial, a Loja era composta de Aprendizes, Companheiros e um Mestre. Os regulamentos e normas de trabalho, indispensáveis durante a obra, eram então escritas e norteavam a vida profissional e pessoal dos obreiros

 

Repare nos mais belos vitrais (do século XIII) ao fundo!!

O vitral (da língua francesa “vitrail”) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetonicos característicos do estilo gótico.

O vitral originou-se no Oriente por volta do século X.

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.

Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.

Vários reis e rainhas foram ali coroados e também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários, que transformaram em depósito de vinho. Sendo recuperada e restaurada na época de Napoleão. É a famosa catedral do “Corcunda de Notre Dame”, linda!

Missa aos domingos às 10h  e às 17:30, você pode ouvir tocar o precioso órgão de 7.800 tubos… !

Vale a pena subir seus 422 degraus e avistar lá do alto as famosas gárgulas de pertinho e a mais linda das cidades!

 

 As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo se origina do francês gargouille,originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água; em italiano:doccione; alemão: Ausguss, Wasserspeier.

Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite, ganhavam vida.

Notre Dame a noite também é linda!!!

Na primavera ela fica deslumbrante

(Place du Parvis-Notre Dame, metrô Saint-Michel) 

Fotos: Bernardo Lynch de Gregorio

Site Oficial:

 

 

Read more...


França elege socialista Hollande

O novo presidente francês, François Hollande, foi recebido por uma multidão na praça da Bastilha, em Paris

 

PARIS, França, 6 Mai 2012 (AFP) -O socialista François Hollande foi eleito presidente da França neste domingo ao derrotar o atual chefe de Estado, o conservador Nicolas Sarkozy, no segundo turno das eleições francesas.

Hollande se converte assim no segundo presidente socialista da V República Francesa, fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de1981 a1995.

Recebido por uma multidão na emblemática Praça da Bastilha, em Paris, Hollande afirmou que sua vitória marca o início de “um movimento que se ergue em toda a Europa” e pelo mundo em busca dos valores de esquerda.

“Vocês são muito mais que um povo que quer a mudança, são um movimento que se levanta por toda a Europa e, talvez, por todo o mundo para promover nossos valores, nossas aspirações e nossas exigências de mudança”.

“Vamos nos lembrar, pelo resto de nossas vidas, deste grande encontro aqui na Bastilha, que irá inspirar outros povos, de toda a Europa, para a mudança que se anuncia”. “Em todas as capitais, além dos chefes de Estado e de Governo, há pessoas que graças a nós têm esperança, nos olham e querem terminar com a austeridade”.

Há 31 anos, a esquerda ocupou a Bastilha para celebrar a vitória de Mitterrand, presidente da França de1981 a1995.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, na cidade de Tulle (centro), Hollande disse que está “ciente de que toda a Europa nos observa (…) e de que em diversos países europeus há um sentimento de alívio e de esperança, de que, por fim, a austeridade não deve ser mais uma fatalidade”.

“Neste 6 de maio, os franceses escolheram a mudança para me levar à presidência da República” e estou “orgulhoso por ter sido capaz de devolver esta esperança”. “Prometo ser o presidente de todos”.

Já na Bastilha, Hollande pediu à esquerda que “não abandone a mobilização” visando às eleições legislativas de 10 e 17 de junho.

Sarkozy reconheceu a derrota no início da noite e chamou Hollande de “novo presidente” que o “povo francês elegeu de forma democrática e republicana”.

O atual chefe de Estado assumiu “toda a responsabilidade pela derrota” e comunicou a seus partidários que não liderará a luta para as eleições legislativas de junho.

“Não se dividam, permaneçam unidos. É preciso vencer a batalha das legislativas. Podemos ganhar. O resultado (deste domingo) foi honroso. Mas não vou liderar esta campanha”.

“Minha posição não pode ser a mesma. Meu compromisso com a vida do meu país será diferente agora”, disse Sarkozy.

Hollande já anunciou que renegociará o pacto fiscal europeu de ajustes e austeridade, elaborado por Sarkozy e pela alemã Angela Merkel, com o objetivo de relançar o crescimento.

A presidente Dilma Rousseff transmitiu suas “mais efusivas saudações” a Hollande e revelou acompanhar “com grande interesse suas propostas para superar a crise na Europa com responsabilidade e, principalmente, com políticas que favorecem o crescimento, o emprego e a inclusão social”.

“França e Brasil estão unidos por ambiciosos projetos bilaterais, como consequência da aliança estratégica que estabelecemos, e estou segura de que continuaremos com esta cooperação nos próximos anos”.

Hollande obteve 51,56% dos votos, contra 48,44% para Nicolas Sarkozy, segundo a apuração oficial sobre 91% das urnas.

A taxa de abstenção foi de 18,86%, abaixo dos 20,52% do primeiro turno, e mais de dois milhões votaram em branco ou nulo.

 

Read more...

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top