Invent


Semana Francesa 2016

A cidade de São Paulo recebe, de 10 a 20 de junho, uma série de atrações culturais, gastronômicas, educacionais e empresariais. Trata-se da Semana Francesa, iniciativa realizada anualmente pela Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP).

Concebida pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), a Semana Francesa chega a sua quinta edição, reunindo mais de sessenta atividades entre os dias 10 e 20 de Junho de 2016. A ideia do evento é proporcionar aos participantes uma imersão verdadeiramente francesa, ao reunir diversas atrações nas áreas de gastronomia, artes, cinema e cultura ligadas à França, proporcionando, assim, aos participantes, uma experiência do “savoir-vivre” francês.

Confiram a programação clicando aqui !!!

Bons vinhos, ótima gastronomia e cultura exalando por todo o país e para dar um gostinho das boas coisas da França ao Brasil.

Além de filmes e peças teatrais ligadas à França, alguns restaurantes da cidade oferecem um menu especial para o evento.

Uma das casas participantes é o Le Vin Bistrô, que preparou um menu especial, sendo de entrada, a tradicional sopa de cebola gratinada, Soupe à l’Oignon em Feuilletage, e que na casa ganhou o nome de “Sopa Montgolfier”, em homenagem aos irmãos inventores do primeiro balão; o clássico Boeuf Bourguignon, carne guisada em vinho tinto e vegetais de prato principal e para finalizar, Tarte Tatin, a famosa torta de maçã inventada acidentalmente por duas irmãs francesas.

Somente as unidades do Le Vin de São Paulo participarão da Semana Francesa, para maiores informações acesse o site www.levin.com.br

Fontes:

http://saopaulo.ccfb.com.br/eventos/semana-francesa/

http://www.ccfb.com.br/single-news/n/semana-francesa-2016/

http://www.ccfb.com.br/eventos/eventos-nacionais-ccfb/semana-francesa/

http://saopaulo.ccfb.com.br/fileadmin/template/bresilsao/documents/Prog_semana_francesa_09.06.16.pdf

https://egidioverza.wordpress.com/2016/06/04/semana-francesa-da-camara-de-comercio-franca-brasil-acontece-em-junho/

Read more...


Festival de Cannes 2016: Cartaz homenageia O Desprezo, de Jean-Luc Godard

O cartaz oficial da 69ª edição do Festival de Cannes foi criado por Hervé Chigioni e Gilles Frappier, o pôster é uma homenagem ao clássico O Desprezo, lançado por Jean-Luc Godard em 1963.

O release explica a escolha: “Está tudo ali. As escadas, o mar, o horizonte, a ascensão de um homem em direção ao seu sonho, sob uma quente luz mediterrânea que tudo transforma em ouro. Uma imagem que faz lembrar a citação que abre o filme: ‘o cinema coloca diante de nossa visão um mundo em harmonia com nossos desejos’.

Está ali também Michel Piccoli, que em 2016 irá abrir o tapete vermelho do Festival de Cannes. É uma escolha simbólica, pois esse filme sobre fazer um filme – considerado um dos melhores produzidos em CinemaScope – causou grande impacto no cinema e na cinefilia.

L’acteur français Michel Piccoli acompagné de son attachée de presse, lors du Festival

Na véspera do aniversário de setenta anos, ao escolher ser representado por esse longa , o Festival reitera seu compromisso de homenagear a História da sétima arte e abrir as portas para novas formas de criar e ver. Os degraus representam a ascensão ao infinito horizonte da tela de projeção.”

Com George Miller na direção do júri, o Festival de Cannes 2016 acontecerá entre os dias 11 e 22 de maio. Os filmes selecionados foram anunciados dia 14 de abril.

Diretor de ‘Mad Max’ George Miller presidirá Festival de Cannes

@ Getty images/ Mike Windle

Fontes:
http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-120192/
http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-119047/

Read more...


Star Wars,a exposição contra-ataca na Galeria Sakura

Expo Star Wars - "L'expo contre attaque"

Star Wars, l’expo contre-attaque à la Galerie Sakurama

Galeria Sakura, em Paris, realiza até dia 15 de janeiro de 2016, uma exposição dedicada aos fãs da saga de George Lucas com 150 obras originais, como ilustrações, esculturas e fotografias de 35 artistas do mundo todo, intitulada L’Expo Contre Attaque.

L’Expo Contre Attaque – Star Wars (Galerie Sakura)

O acervo da mostra contará com a presença de trabalhos de nomes como Travis DurdenSacha GoldbergerHyperactive StudioDavid EgerVesa Lehtimäki e outros, que, para delírio da comunidade geek, poderão ser comprados em impressões. Para completar a programação, a galeria convidou 13 artistas de rua para criarem releituras do célebre capacete Stormtrooper, entre eles Kashink e Chanoir.

 

Star Wars – l’expo Contre Attaque-exposition – Galerie Sakura

A exposição é gratuita e você pode ver uma prévia dessa já histórica exposição no site da Galeria Sakura e nas imagens abaixo.

Dark Vador brandissant son sabre laser au-dessus de la tête de Staline.

La Galerie Sakura accueille une expo Star Wars qui aborde le street art et d’autres médiums. © David Eger courtesy galerie Sakura

A Galerie Sakura reúne artistas de rua, escultores, ilustradores e fotógrafos . A‘expo contre-attaque nos revela o lado artístico da Força com mais de 150 obras inéditas.

Expo Star Wars Galerie Sakura Paris

Daniel Picard

Expo Star Wars Galerie Sakura Paris

Vesa Lehtimäki courtesy galerie Sakura

Expo Star Wars Galerie Sakura Paris

Stephen Hollingsworth.

À partir du 10 octobre et pendant quatre mois, la Galerie Sakura accueille L’expo contre-attaque avec 230 mètres carrés consacrés à Star Wars. À quelques mois de la sortie du septième volet de la saga, la galerie innove en mettant en avant le street art avec 12 artistes qui réinterprètent les casques des Stormtroopers. RetrouvezAlbenAliChanoirCombiJohanne8KashinkMadame MoustacheNosbéPimaxSixoSmoh ou encore Tetar à travers une interprétation contemporaine du mythe. À leurs cotés, une trentaine d’artistes ont participé à cettenouvelle expo Star Wars avec des réalisations créatives et surprenantes : des totems de 2,50 mètres à l’effigie de Dark Vador présentés par l’artiste Alexandre Nicolas se mêlent au casque de Stormtrooper de 5000 cristaux Swarovski réalisé par Travis Durden. Alors fan de Star Wars ou amateur d’art, laissez-vous tenter par cette ambiance galactique !

Galerie Sakura Marais - galerie d’art

L’expo contre-attaque Star Wars
 

Informações práticas

Quando: De 10 de outubro de 2015 até 15 de janeiro de 2016

Horário : de terça à sexta de 12h à 20h, os sábados e domingos de 11h à 20h

Preço : Entrada livre e gratuita

Local : Galerie Sakura

Endereço: 21, rue du Bourg TibourgVille : Paris 75004

Metro/Transporte : Cour Saint-Émilion  

Fontes:

http://www.parisbouge.com/mag/articles/expo-star-wars-a-la-galerie-sakura-le-street-art-contre-attaque-2380

http://www.sortiraparis.com/arts-culture/exposition/guides/56800-les-expositions-de-novembre-2015-a-paris#dcFUTrul6MIrEuTq.99

http://www.parisetudiant.com/etudiant/sortie/expo-star-wars-l-expo-contre-attaque.html

http://www.hypeness.com.br/2015/09/exposicao-reune-150-obras-de-artistas-de-todo-mundo-em-homenagem-a-saga-star-wars/

http://unedemoiselleaparis.blogspot.com.br/2015/11/exposition-star-wars-lexpo-contre-attaque-galerie-sakura.html

Read more...


Semana Francesa – de 12 a 21 de junho de 2015 em São Paulo

A cidade de São Paulo recebe, de 12 a 21 de junho, uma série de atrações culturais, gastronômicas, educacionais e empresariais. Trata-se da Semana Francesa, iniciativa realizada anualmente pela Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP).

Entre as atrações confirmadas, destacam-se apresentação da Givenchy das tendências de maquiagens e perfumes,

vernissage das artistas francesas Nadine Vergues e Gasediel,

Nadine  Vergues

gasediel_sampa

Obra da artista francesa Gasediel. Foto: Gasediel/ divulgação. 

Gasediel

harmonização de queijos e vinhos,

festival de cinema com filmes franceses,

roteiro de obras francesas na cidade de São Paulo, lançamento da pesquisa “Os arquétipos femininos” da Peclers Paris, programas de intercâmbio para estudos na França e cursos para o Ciências Sem Fronteiras, entre outros.

O lançamento oficial da Semana Francesa, que tem patrocínio do Carrefour, Ticket Cultura e Granado, e apoio institucional da SPTuris, Aliança Francesa, Consulado Geral da França, Atout France, acontece no dia 11 de junho, durante coquetel de abertura que reunirá autoridades francesas e brasileiras, presidentes de grandes empresas, CEOs, diretores de empresas associadas e membros da imprensa.

O buffet do coquetel será oferecido em parceria com Collectif Sotaques & Panelas, um grupo de renomados chefs franceses que se uniram profissionalmente para trabalhar pela democratização da cozinha francesa no Brasil (veja abaixo a lista dos chefs). A CCFB-SP trabalhará também em parceria com Eclair-moi Paris e Paradis Boutique.

semana francesa sp

 

Programação já confirmada:

11/06: coquetel de abertura com presença de autoridades francesas e brasileiras, presidentes, CEOs e diretores de empresas .associadas a CCFB

13/06 às 13h: IFESP : Palestra sobre “Estudar nas melhores universidades francesas”

16/06 das 20h30 às 22h30: Aula-degustação de vinhos pela sócia-someliere Marina Bertolucci, intitulada “Além do Bordeaux e do Bourgogne, vinhos franceses a descobrir”, no restaurante Canaille

16/06 : WTC – vinda do presidente do syndicat des tables de collections com a presença do Chef Laurent Trochain, do 3 restaurant de Paris

18/06 às 16h:Givenchy : história de uma marca emblemática do luxo francês e preview dos lançamentos makeup e perfumes do segundo semestre 2015

17/06 às 18h: curso da aliança francesa Francês sem fronteiras

17/06: Lançamento do Meating Bistrot à viande

19/06 às 17h: Peclers Paris – lançamento no Brasil da pesquisa “les archétypes féminins”.

15/06 a 19/06: Happy hour – French Touch no It Restaurante do Pullman  (menu disponível)

10/06 a 20/06: Vernissage das artistas francesas Nadine Vergues e Gasediel, com exposição no HUB Food Art Lounge do Hotel Pullman Vila Olímpia e oferta especial no restaurante com menu franco-brasileiro e harmonização de vinhos

12/06 a 21/06: Harmonização de Queijos e Vinhos no Wine Library – Grand Hyatt (das 17h até às 20h para degustação de vinhos. O bar fechará às 23h de segunda a  quinta-feira e meia noite sexta e sábado)

Wine Library at the Grand Hyatt Sao Paulo

Wine Library at the Grand Hyatt Sao Paulo

10/06 a 17/06: Festival de Cinema Varilux –

16/06 : WTC – vinda do presidente do syndicat des tables de collections com a presença do Chef Laurent Trochain, do 3 restaurant de Paris

Chefes franceses – Collectif Sotaques & Panelas

Justine Graziano - presta serviço de confeitaria francesa sob encomenda, serviço de buffet, evento em domicilio com mini peças, em tamanho cocktail. Voltou ao ao Brasil há um ano.

Jean-Christophe - chef e proprietário do restaurante On Va Manger.

Nicolas Barbé - chef e personal chef para aulas particulares em domicílio. Tem no currículo experiência em restaurantes estrelados da Inglaterra e França, como Plaza Athennéé, na equipe de Alain Ducasse etc.Também trabalhou em iate de luxo no Tahiti e aqui no Brasil teve seu próprio bistrô.

Pierre Anquier - chef e irmão mais novo do chef, padeiro e apresentador Olivier Anquier. Está trabalhando na abertura de seu próprio restaurante ainda esse ano.

Benoit Mathurin – chef francês que deve lançar seu próprio restaurante ainda esse ano.

Restaurantes participantes:

Reserva Bistrô
Canaille Bar
Avek Restaurante
Bistrot de Paris
Ecully
Eclair Moi Paris
Felix Bistrot
L’Aperô Bar & Bistrot
L’Entrecôte de Paris
Lapin Café Et Bistrot
Hub
Bistrô Reserva
La Petite Mercearia do Francês
Mercearia do Francês
Paradis Boutique
Rive Gauche

 

Fontes:

http://www.acritica.net/noticias/sao-paulo-recebe-semana-francesa-com-atracoes-culturais-eventos/148835/

http://nadinevergues.blogspot.com.br/2012/06/blog-post_27.html

http://www.gasediel.com/

http://www.revistaversatille.com.br/francesa-gasediel-recria-quadros-com-grafites-urbanos-de-sp/

http://www.mylittlebrasil.com.br/france-bresil-semaine-francaise-sao-paulo-ccfb/

https://semanafrancesaccfb.wordpress.com/

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/4834-semana-francesa-em-sao-paulo

http://www.revistaqualimovel.com.br/noticias/semana-francesa-tera-pratos-e-descontos-especiais

Read more...


Festival Varilux de Cinema Francês 2105

A 6ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês acontece entre os dias 10 e 17 de junho em 50 cidades do Brasill.

Entre os filmes que participarão em 2015, destacam-se Samba, de Olivier Nakache e Eric ToledanoDe Cabeça Erguida, de Emmanuelle BercotQue Mal Fiz Eu A Deus?, de Phillipe de ChauveronGemma Bovery – A Vida Imita a Arte, de Anne Fontaine, e a animação Asterix e o Domínio dos Deuses, de Louis Clichy.

Samba, de Olivier Nakache e Eric Toledano,

Samba, de Olivier Nakache e Eric Toledano,

Samba, de Olivier Nakache e Eric Toledano,

 De Cabeça Erguida, de Emmanuelle Bercot,

 Que Mal Fiz Eu A Deus?, de Phillipe de ChauveronGemma Bovery

A Vida Imita a Arte, de Anne Fontaine,

A Vida Imita a Arte, de Anne Fontaine,

A Vida Imita a Arte, de Anne Fontaine,

Asterix e o Domínio dos Deuses, de Louis Clichy.

Astérix - Le Domaine des Dieux

Para essa edição, a produção do evento espera bater novos recordes. Além do aumento do número de cidades para 50, o festival busca chegar em todas as capitais brasileiras e levar para elas as grandes novidades da sétima arte francesa. Em 2015, a expectativa é que mais de 110 mil pessoas compareçam aos cinemas durante uma semana, para conferir 16 filmes em cartaz.

Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.

Também está previsto a presença de representantes de alguns filmes para apresentações e debates. Para mais informações, acesse o site oficial do Festival Varilux de Cinema Francêse saiba mais detalhes da ediçãoo de 2015.

 

Fontes:

http://variluxcinefrances.com/

http://www.cineclick.com.br/noticias/confira-a-vinheta-especial-do-festival-varilux-de-cinema-frances-2015

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2015/05/blogs/entretenimento/pre_estreia/166249-vem-ai-mais-uma-edicao-do-festival-varilux-de-cinema-frances.html

Read more...


Un très beau “Petit Prince” – O pequeno príncipe’ ganha animação com diretor Mark Osborne

A adaptação no cinema do livro de Saint-Exupéry foi projetado em Cannes dia 22 de maio. É a ocasião para redescobrir uma história que atravessa as gerações.

Prochainement : Sortie du film « Le Petit Prince » au cinéma

Cena da animação ‘O pequeno príncipe’, apresentada em Cannes, é a primeira vez em que o livro de Saint-Exupéry ganha versão neste formato (Foto: Divulgação)

O diretor Mark Osborne, que codirigiu “Kung fu panda” (2008) e “Bob Esponja: O filme” (2004), apresentou  em Cannes sua visão particular de “O pequeno príncipe”, que dá nova dimensão ao conto filosófico de Saint-Exupéry, mas preservando sua mensagem universal.

Pela primeira vez, o conto chega aos cinemas como uma animação.

Depois de muito refletir, o diretor americano acabou por encontrar a solução para adaptar ao cinema este ícone da literatura, um dos livros mais traduzidos no mundo, sem trair a obra.

Ele inventa uma história ao redor do conto e decide que o aviador sobrevive para contar sua história.

Já senhor de idade, ele passa seu tempo a observar as estrelas com seu telescópio. Uma noite, ele percebe sua pequena vizinha estudar em seu quarto e a envia um avião de papel no qual escreve as primeiras linhas de uma história.

A obra original de Saint-Exupéry é “difícil de adaptar, ela é íntima e frágil e a inteligência de Mark Osborne foi inserir o romance em uma história mais ampla”, explicou Dmitri Rassam, o coprodutor francês do filme com Anton Soumache.

Curiosa e estudiosa, a menina se esforça para responder às expectativas de sua mãe, mas está inquieta com a ideia de crescer.

Uma comovente amizade nasce entre ela e o aviador que, a cada dia, conta um novo episódio da vida do Pequeno Príncipe, este jovem menino loiro de echarpe ao vento que ele encontrou há muito tempo no deserto quando seu avião quebrou.

A cada página, o olhar da menina sobre a vida muda. E também ao longo dos encontros que o Pequeno Príncipe teve durante sua vida, como a Raposa e a Rosa.

Grandes atores concordaram em emprestar suas vozes aos diferentes personagens nas versões em inglês e francês do filme, como Jeff Bridges, Benicio del Toro, Marion Cotillard (a Rosa em ambos os idiomas), Vincent Cassel (Raposa) e André Dussollier que interpreta o aviador.

“Esta é uma tremenda alegoria sobre nossa infância e o desejo de que ela não desapareça”, explica André Dussolier.

A ideia do filme, que custou 57 milhões de euros, surgiu há 10 anos na cabeça de Dmitri Rassam, que levou mais cinco anos para concluir o projeto.

O tempo foi necessário para convencer o diretor, assim como os descendentes de Saint-Exupéry, e solucionar a questão dos direitos legais do romance.

“É realmente uma obra universal”.

“O filme encontrou um eco muito forte, como o livro que meus pais liam para mim quando eu era pequeno”, diz o coprodutor de 33 anos, que é filho de Jean-Pierre Rassam, também produtor de cinema (falecido em 1985) e da atriz Carole Bouquet.

Quase 250 pessoas trabalharam no filme para o qual foram utilizadas duas técnicas de animação: as imagens em 3D produzidas por computação gráfica e “stop motion”, onde pequenas figuras de papel são filmadas e animadas quadro a quadro.

Uma técnica mais tradicional que permite permanecer fiel ao texto de Saint-Exupery e próximo de seu desenho, segundo os produtores do filme.

Apresentado fora de competição no Festival de Cannes, o filme chegará aos cinemas brasileiros em 20 de agosto.

 

Poético, tocante, eterno : “Le Petit prince”, célebre conto escrito em 1943 por Antoine de Saint-Exupéry,  sempre tocou muito o público. Sua adaptação ao cinema foi um acontecimento no  Festival de Cannes.

Le Petit Prince

A  história é sobre uma menina educada por uma mãe rigorosa . Um dia , a criança se aventurou no jardim do seu vizinho, um homem velho que parece  a um certo Saint- Exupéry . O homem vai descobrir para menina a história do pequeno príncipe .

Une avant-premère du Petit Prince pour vos élèves

 

“Les moments les plus forts du livre”

Os cabelos loiros, a echarpe voando ao vento e as famosa réplicas do pequeno príncipe , com certeza estão no filme. “Eu queria mostrar os destaques do livro, o que as pessoas realmente tiram desta história. Eu pensei que a melhor maneira de fazê-lo era através de uma menina cuja vida é transformada pelo pequeno príncipe ” , disse o diretor  Mark Osborne .

Le Petit Prince - France
Réalisé par Mark Osborne – Avec Rachel McAdams, James Franco, Benicio Del Toro…


C’est l’histoire d’une histoire. C’est l’histoire d’une petite fille, intrépide et curieuse, qui vit dans un monde d’adultes. C’est l’histoire d’un aviateur, excentrique et facétieux, qui n’a jamais vraiment grandi. C’est l’histoire du Petit Prince qui va les réunir dans une aventure extraordinaire.

 

 

Fontes:

http://www.lepetitprince.com/2015/04/la-bande-annonce-du-film-du-petit-prince-en

http://culturebox.francetvinfo.fr/festival-de-cannes/hors-competition-0/cannes-2015-un-tres-beau-petit-prince-inattendu-220152

http://www.francetvinfo.fr/culture/cinema/festival-de-cannes/festival-de-cannes-le-petit-prince-raconte-sur-la-croisette_916599.html

http://sarasogna.eklablog.com/une-avant-premere-du-petit-prince-pour-vos-eleves-a116903562

http://www.lefilmfrancais.com/cinema/122848/le-petit-prince-snexpose-arludik

http://www.rtl.fr/culture/arts-spectacles/le-petit-prince-la-belle-aventure-de-saint-exupery-arrive-au-cinema-7775796141

http://www.ecranlarge.com/films/news/933443-le-petit-prince-tout-ce-qu-il-faut-savoir-sur-le-film-d-animation-de-2015

http://www.cheeky.fr/blog/2014/12/08/le-petit-prince-bande-annonce/

http://www.allocine.fr/diaporamas/cinema/diaporama-18641925/8

http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2015/05/o-pequeno-principe-ganha-animacao-do-mesmo-diretor-de-kung-fu-panda.html

Read more...


Festival de Cannes 2015

Acontece de 13 a 24 de maio mais uma edição do Festival de Cannes, um dos festivais mais importantes do cinema mundial. Nesta 68° edição, as mulheres ganharam um lugar importante.

colagem 2 nota 4

 

Três francesas concorrem como cineasta – Emmanuelle Bercot, com o filme “La tête haute” que abrira o festival.

Emmanuelle Bercot.

A diretora francesa Emmanuelle Bercot apresenta o filme de abertura do Festival de Cannes 2015, “La Tête Haute” Eric Gaillard/Reuters

Mais

Valérie Donzelli com “Marguerite et Julien

Cannes 2015 – “Marguerite & Julien” – Valérie Donzelli et Anaïs Demoustier illuminent la Croisette

Maiwenn com “MonRoi

Ainda sobre o Festival encontraremos várias outras atrizes com seus personagens importantes em alguns filmes que estão concorrendo.

Palme d’or d’honneur será dada a diretora de cinema Agnés Varda, como uma forma de reconhecimento ao talento feminino e toda a sua representação.

A Palme de Ouro de honra será atribuída à cineasta francesa Agnès Varda durante a Cerimónia de Encerramento do 68º Festival de Cannes. Até agora, apenas Woody Allen, em 2002, Clint Eastwood, em 2009, e Bernardo Bertolucci, em 2011, receberam esta distinção suprema em nome do Conselho de Administração do Festival de Cannes. Esta palma é atribuída a um realizador famoso cuja obra é notória no mundo, mas que, no entanto, nunca recebeu uma Palme d’or.

Fica claro desta forma que o papel da mulher no festival não é somente de desfilar com lindos vestidos no tapete vermelho.

Cannes 2015_3

Os presidentes do festival são os diretores Joel e Ethan Coen, e o júri será composto por personalidades do cinema vindas do mundo todo, como Rossy de PalmaSophie MarceauSienna MillerRokia TraoréGuillermo del ToroXavier Dolan e Jake Gyllenhaal.

Salada de Cinema

Joel e Ethan Coen

Le jury du Festival de Cannes 2015: Ethan Coen, Rokia Traoré, Sophie Marceau, Xavier Dolan, Joel Coen, Rossy de Palma, Jake Gyllenhaal, Sienna Miller et Guillermo del Toro. – AFP

júri oficial do Festival de Cannes 2015 Sophie Marceau, Xavier Dolan, Rokia Traore, Jake Gyllenhaal, Sienna Miller, Rossy de Palma e Guillermo del Toro ..

Um grande momento do cinema internacional!

A 68ª edição do Festival de Cannes decorre até 24 de maio, tendo uma vez mais o ator francêsLambert Wilson como mestre de cerimónias do certame.

Competição Oficial

Carol, de Todd Haynes (Austrália)

Il Racconto Dei Racconti, de Matteo Garrone (Itália)

Marguerite Et Julien, de Valérie Donzelli (França)

Dheepan, de Jacques Audiard (França)

La Loi Du Marché, de Stéphane Brizé (França)

Nie Yinniang (The Assassin), de Hou Hsiao Hsien (Taiwan)

Shan He Gu Ren (Mountains May Depart), de Jia Zhang-ke (China)

Umimachi Diary, de Hirokazu Koreeda (Japão)

Macbeth, de Justin Kurzel (Austrália)

The Lobster, de Yorgos Lanthimos (Grécia)

Mon Roi, de Maïwenn (França)

Mia Madre, de Nanni Moretti (Itália)

Saul Fia (Son Of Saul), de László Nemes (Hungria)

Youth, de Paolo Sorrentino (Itália)

Louder Than Bombs, de Joachim Trier (Noruega)

The Sea Of Trees, de Gus Van Sant (EUA)

Sicario, de Denis Villeneuve (Canadá)

Chronic, de Michel Franco (México)

Valley of love, de Guillaume Nicloux (França)

 

Un Certain Regard

AN, de Naomi Kawase (filme de abertura da secção Un Certain Regard)

Masaan (Fly Away Solo), de Neeraj Ghaywan

Hrútar (Rams), de Grímur Hákonarson

Kishibe No Tabi (Journey To The Shore), de Kurosawa Kiyoshi

Je Suis Un Soldat (I Am A Soldier), de Laurent Larivière

Zvizdan (The High Sun), de Dalibor Matanic

The Other Side, de Roberto Minervini

Un Etaj Mai Jos (One Floor Below), de Radu Muntean

Mu-roe-han (The Shameless), de Oh Seung-uk

Las Elegidas (The Chosen Ones), de David Pablos

Nahid, de Ida Panahandeh

Comoara (The Treasure), de Corneliu Porumboiu

Chauthi Koot (The Fourth Direction), de Gurvinder Singh

Madonna, de Shin Suwon

Maryland, de Alice Winocour

Alias Maria, de José Luis Rugeles Gracia

Taklub, de Brillante Mendoza

Lamb, de Yared Zeleke

Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul

 

Fora de Competição

Mad Max: Fury Road, de George Miller

Irrational Man, de Woody Allen

Inside Out, de Pete Docter & Ronaldo Del Carmen

La Tête Haute, de Emmanuelle Bercot

 

Sessões Especiais

Hayored Lema’ala, de Elad Keidan

Oka, de Souleymane Cisse

Sipur Al Ahava Ve Choshech (A Tale Of Love and Darkness), de Nathalie Portman

Amnesia, de Barbet Schroeder

Panama, de Pavle Vuckovic

Asphalte, de Samuel Benchetrit

Une histoire de fou (Don’t Tell me the Boy was Mad), de Robert Guédiguian

 

Sessões da Meia-Noite

O Piseu (Office), de Hong Won-chan

Amy, de Asif Kapadia

Love, de Gaspar Noé

Local

Palais des Festivals
Boulevard de la Croisette, Cannes,06400 France

Téléphone : 04 92 99 84 00

Fontes:

http://www.festival-cannes.fr/pt.html

http://www.festival-cannes.com/pt/archives/cms/55891.html

http://lulacerda.ig.com.br/paris-por-paulo-pereira-66/

http://www.parismatch.com/Culture/Cinema/En-images/Festival-de-Cannes-2015-Valerie-Donzelli-Anais-Demoustier-et-Jeremie-Elkaim-soudes-pour-le-photocall-de-Marguerite-Julien-765726

http://toutelaculture.com/cinema/competition-marguerite-et-julien-un-film-dont-le-recit-accroche/

https://cinelogin.wordpress.com/2015/04/16/cannes-2015-veja-a-lista-de-filmes-do-festival/

http://www.cinema7arte.com/site/?p=13322

Read more...


” Lumière ! Le cinéma inventé ” no Grand Palais

Em 22 março de 1895, em Paris, era exibido para uma pequena plateia aquele que ficaria conhecido como o primeiro filme da história La Sortie de l’usine Lumière à Lyon (A saída da fábrica Lumière em Lyon).

Auguste Lumière photographié par son frère Louis vers 1888 : démonstration de l’instantané photographique

FRERES LUMIERE

Sortie des usines Lumière.- FRERES LUMIERE- INSTITUT LUMIERE

Auguste e Louis Lumière são homenageados em Paris nos 120 anos do cinema. Foto: acervo Institut Lumière

Para marcar a ocasião dos 120 anos da sétima arte e homenagear seus inventores, os irmãos lyonnaisAuguste e Louis Lumière, o Salon d’Honneur do Grand Palais abre as portas para a exposição Lumière! Le Cinéma Inventé.

Na mostra, que  vai até o dia 14 de junho, será possível entender como a história do cinema está intimamente ligada a Paris e saber um pouco mais como a paixão pelas imagens levaram estes dois empresários franceses a chegar até o cinematógrafo.

A exposição também discorre sobre a evolução tecnológica da indústria cinematográfica ao longo destas 12 décadas e, claro, exibe trechos de vários filmes ao longo destes anos.

Exposition Lumière !

Lumière ! L’exposition

Présenté à Paris il y a 120 ans, le cinématographe des frères Lumière illumine le monument parisien dans une exposition intitulée Lumière ! Le cinéma inventé.

Présenté à Paris il y a 120 ans, le cinématographe des frères Lumière illumine le monument parisien dans une exposition intitulée Lumière ! Le cinéma inventé.

un homme photographie le "Photorama" des frères Lumière à l'exposition Lumière! Le cinéma inventé  au Grand Palais à Paris- afp.com - Bertrand Guay

un homme photographie le “Photorama” des frères Lumière à l’exposition Lumière! Le cinéma inventé  au Grand Palais à Paris- afp.com – Bertrand Guay

thierry-fremaux-directeur-de-l-institut-lumiere-et-du_932460_500x286

Thierry Frémaux, directeur de l’Institut Lumière et du festival de Cannes, présente l’exposition consacrée aux frères Lumière, le 25 mars 2015 au Grand Palais à Paris- afp.com – Bertrand Guay

Cinéfilos de Paris, imperdível!

” Une année de célébrations

L’exposition du Grand Palais, mise en scène par Nathalie Crinière, se présente comme une déambulation spectaculaire et nostalgique dans l’univers des Lumière : appareils d’origine, premiers films, reconstitution du Salon indien du Grand Café, les 33 chaises des premiers spectateurs payants de la séance du 28 décembre 1895, des documentaires sur cette fabuleuse aventure industrielle et familiale, des témoignages, des hommages. 

Une application « Lumière 1895 » permet de filmer comme les opérateurs du XIXe siècle (en 50 secondes !). Un DVD Blu-ray sortira d’ici fin mai avec 150 films Lumière restaurés. Un livre sera également publié en septembre. Des colloques et un parcours Lumière seront organisés à travers le monde.

« Lumière ! Le cinéma inventé », jusqu’au 14 juin, Grand Palais, Paris. Nocturnes jusqu’à 22 heures, les mercredis, jeudis, vendredis et samedis. De 10 h à 20 h, les dimanches et lundis. Tarifs : 9 et 13 €.  ”

Jean-Claude Raspiengeas

EXPO : LUMIÈRE ! LE CINÉMA INVENTÉ @ GRAND PALAIS

Lumière ! Le vernissage

« Lumière ! Le cinéma inventé »

27 março – 14 junho de 2015
Salon d’Honneur / Grand Palais / Paris

3 Avenue du Général Eisenhower 75008 Paris

De 10h-20h, fechado as terças

Tarifs : 13€ tarif normal, 11€ tarif réduit

 

Fontes:

http://www.grandpalais.fr/fr/evenement/lumiere-le-cinema-invente

http://ela.oglobo.globo.com/blogs/paris/

http://www.lefigaro.fr/cinema/2015/03/27/03002-20150327ARTFIG00379-au-grand-palais-le-cinema-se-projette-dans-le-passe.php

http://www.la-croix.com/Culture/Actualite/Lumiere-!-Le-cinema-invente-a-la-source-de-l-innocence-du-7e-art-2015-03-31-1297209

http://www.dvdclassik.com/news/le-cinematographe-lumiere-a-120-ans

http://information.tv5monde.com/en-continu/que-le-cinema-soit-et-les-lumiere-furent-24649

http://www.citizenside.com/fr/photos/culture/2015-03-26/110469/paris-le-cinema-des-freres-lumiere-s-expose-au.html#f=0/1187373

http://www.centrepresseaveyron.fr/2015/03/26/que-le-cinema-soit-et-les-lumiere-furent,953860.php

http://torrefacteur.co/event/expo-lumiere-le-cinema-invente/

Read more...


Cinémathèque Française tem mostra de cinema brasileiro

BRASIL ! UNE HISTOIRE DU CINEMA BRESILIEN

Até o dia 18 de maio, a Cinémathèque Française vai apresentar a mostra “Brasil! Une histoire du cinéma brésilien”. Trata-se de uma viagem através do cinema brasileiro através de debates e exibição de filmes que vão desde os mudos de Humberto Mauro e Mario Peixoto (Limite) até os recentes filmes de uma nova geração de cineastas da década de 2010 (como Esmir Filho, Kleber Mendonça Filho, Marco Dutra, Juliana Rojas).

Cena do filme "Bye, bye, Brasil", de Cacá Diegues. Foto: Divulgação

cenas do filem Bye, bye , Brasil de Cacá Diegues

byebyeBrasil6

O evento abriu exibindo “Bye, bye, Brasil”, com a presença do diretor, Cacá Diegues, convidado de honra.

Cacá Diegues, diretor de cinema brasileiro, convidado de honra de mostra  de cinema em Paris. Foto: Camila Maia/Agência O Globo

A mostra também passeia através das comédias leves da década de 1950, e de obras das grandes figuras do “Cinema Novo” da década de 1960, como Glauber Rocha e Cacá Diegues.

A retrospectiva da Cinémathèque Français oferece ainda a oportunidade de ver ou rever os clássicos, que tornaram-se cult movies, como “Cidade de Deus” e “Dona Flor e seus dois maridos”, e algumas projeções do chamado cinema marginal dos anos 1970.

” En présence de l’ambassadeur brésilien et de l’un des réalisateurs emblématiques du Cinema Novo, Carlos Diegues, la Cinémathèque Française ouvre un cycle consacré à un cinéma rare, peu connu, et pourtant un vrai filon de chef-d’œuvres et de pépites : le cinéma brésilien. 100 films au programme, de toutes les époques, sans oublier l’énigmatique film muet Limite de Mario Peixoto, tant adoré par Orson Welles et S.M. Eisenstein.

cinémathèquecyclebrésil

Après avoir évoqué le tournage de son nouveau film sur le cirque entamé à Lisbonne, Carlos Diegues nous en a donné un aperçu, excellente introduction à la projection qui suivait de son Bye Bye Brasil (1979). Un incroyable road movie sur des artistes de foire, le Roi des Gitans et la Reine de la Samba, la belle Salomé. Ils traversent le Nord du Brésil de part en part, ils vont de ville en ville, plus pauvre les unes que les autres, dans un camion baptisé Caravane Rolidei. En chemin, ils rencontrent, un jeune couple de paysans pauvres. Le jeune homme est un bon accordéoniste et sa femme est enceinte jusqu’aux yeux. Ils partent avec les artistes. Bye Bye Brasil est un véritable témoignage sur son époque et dessine avec précision le portrait d’un Brésil plein d’aberrations, d’injustices et de contradictions.

100 films, cent histoires différentes et extraordinaires… On est impatient de s’embarquer sur ce voyage envoûtant…”

Rita Bukauskaité

O cineasta Cláudio Marques é um dos convidados do evento Brasil! Une histoire du cinéma brésilien. O diretor iniciou sua participação debatendo a produção brasileira com os cineastas Cacá Diegues e Juliana Rojas, a crítica Tatiana Monassa e a pesquisadora Gabriela Trujillo. A conferência Panorama du cinéma brésilien aconteceu no dia 21 de março, um dia antes da exibição de “Depois da Chuva”, longa-metragem dirigido por Marques e Marília Hughes.

A dupla de cineastas esteve presente na sessão e conversou com o público sobre o filme, que vem colecionando críticas positivas desde a sua estreia em circuito comercial no Brasil, em janeiro. “A Cinemateca Francesa é o templo máximo do cinema mundial. É uma honra que ‘Depois da Chuva’ conste em uma retrospectiva de toda a história do cinema brasileiro, estando ao lado de filmes fundamentais, que nos formaram, orientaram e criaram em nós a paixão pelo cinema”, destaca Marques.

Apesar da longa trajetória internacional do filme, já apresentado em doze países, esta foi a primeira exibição da versão completa de “Depois da Chuva” na França (mostrado em Cannes como “work in progress”). Ambientado durante o movimento Diretas Já (1984), o filme traz um adolescente vivendo seu despertar político e amoroso, reunindo componentes históricos e os aspectos atemporais da juventude.

 
O filme “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa, premiado diretor do curta “Beijo de Sal”

Aquele cara - Diretor: Dellani Lima

Em tempos de conservadorismo, um manifesto pela liberdade individual. Uma prosa biográfica sobre Jonnata Doll, um dos artistas contemporâneos mais expressivos de Fortaleza, Ceará.

O filme é baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos e se passa entre os seculos XVI e XVII em um engenho de cana-de-açúcar.

Ganga – Zumba -1964- Cacá Diegues

Ganga bruta

Les bruits de Recife

Le Dieu noir et le Diable blond- Deus E o Diabo na Terra do Sol -1964-5

SANGUE MINEIRO – Humberto Mauro

SÃO PAULO- SOCIEDADE ANÔNIMA-1965

Fragmentos da vida –  1929 – José Medina

 

Une scène du film brésilien “Tourbillon” de Helvécio Marins Jr., et Clarissa Campolina. D.R.

l’année ou mes parents sont partis en vacances- o ano em que meus pais sairam de férias

 

Cinémathèque Française 

 51 rue de Bercy, 75012 Paris
Metrô: Bercy

As informações sobre toda a programação pode ser encontrada no site da Cinémathèque Française.

 

Fontes:

http://www.cinematheque.fr/

http://www.cinematheque.fr/fr/dans-salles/hommages-retrospectives/fiche-cycle/brasil-histoire-cinema-bresilien,619.html

http://ela.oglobo.globo.com/blogs/paris/

http://www.kinoscript.com/ouverture-du-cycle-brasil-une-histoire-du-cinema-bresilien-a-la-cinematheque-francaise/
http://www.quartavia.com.br/#!Depois-da-Chuva-é-destaque-em-mostra-brasileira-na-Cinemateca-Francesa/c1by7/18D88CE4-29CC-4698-A905-38F9E7F94B53
http://lusitanie.info/2015/03/le-cinema-bresilien-en-100-films-a-la-cinematheque/

Read more...


Festa da Francofonia 2015

Para celebrar a cultura francesa, chega a São Paulo mais uma edição da Festa da Francofonia, que promove shows, espetáculos de teatro, contações de histórias, mostra de cinema, gastronomia e muito mais. O festival acontece de 17 a 31 de março em diversos espaços culturais da capital, e as atrações variam muito de preço. Para ver a programação completa, acesse o site da Aliança Francesa.

Durante esses dias, uma série de eventos culturais, envolvendo música, cinema, teatro, literatura, exposições e conferências, que ilustram a diversidade francófona . Confira a programação completa no site oficial da festa http://www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp/

REALIZAÇÃO: Consulado Geral da França em São Paulo; Bureau Export; Consulado Geral da Bélgica em São Paulo; Consulado Geral da Suíça em São Paulo; Consulado Geral do Canadá em São Paulo; Escritório do Québec em São Paulo; Aliança Francesa de São Paulo
PARCERIA: SESC-SP
APOIO INSTITUCIONAL: APFESP; AUF
PATROCÍNIO: Chez France

Programação

CINEMA

Mostra de Cinema da Francofonia
https://www.facebook.com/events/1412526985715883/
Cinéclub Aliança Francesa + Reserva Cultural

Os paulistanos que gostam de cinema em francês têm um prato cheio nesta semana. O Sesc Vila Mariana e a Aliança Francesa vão fazer, entre terça e sábado, a Mostra de Cinema da Francofonia, que é parte da Festa da Francofonia 2015. Dois filmes também serão exibidos no dia 28.

Tango livre


Oito filmes da França, Canadá, Suíça, Bélgica e Argélia foram selecionados para a mostra. A maioria deles é recente, como “Tango livre”, premiado no Festival de Veneza 2012. Outro destaque é “Yema”, filme argelino que fala sobre os conflitos entre o governo e rebeldes islâmicos no país.

A mostra acontece em quatro horários: 11h, 14, 17h e 20h. O valor do ingresso R$ 12, a meia-entrada custa R$ 6, e trabalhadores matriculados no Sesc não pagam nada. A programação pode ser consultada no site da Aliança Francesa.

Mostra de Cinema da Francofonia
Local: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 (auditório, 1° Andar – Torre A)
Telefone: 11 5080-3000
www.sescsp.org.br
Datas: 17, 18, 19, 20, 21 e 28/03, às 11h, 14h, 17h e 20h
Ingressos: R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia), grátis para trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no SESC e dependentes

MÚSICA
Shows da ZAZ, Stromae, Angélique Kidjo, Piaf! O Show e Stéphane San Juan

LÍNGUA E LITERATURA
Jornada de Contadores de Histórias
Concurso das 10 palavras

ARTES CÊNICAS
Teatro – As Criadas (Grupo TAPA)

FRANÇA NA FRANCOFONIA
Conhecido como “o autor maldito do século XX”, Jean Genet é um dos maiores dramaturgos, poetas e escritores franceses do período. Suas obras abordam temas fortes, como o poder e a perversão, e impressionaram personalidades da época como Jean-Paul Sartre – que chegou até a escrever um ensaio sobre o autor – e Michel Foucault. Quer conhecer mais da obra de Genet? Está em cartaz no Teatro Aliança Francesa a peça ‘As Criadas’, com o grupo TAPA. Não perca!

Para o espetáculo “As Criadas” o elenco, dirigido por Eduardo Tolentino, será formado pelas atrizes Clara Carvalho, Denise Weinberg e Emilia Rey. O espetáculo conta a história de de duas irmãs, Clara e Solange, que planejam dia após dia a morte de sua patroa. Inocentes ou vilãs, assumem o risco de seus planos, que acabam por levar o “amado” de sua Madame para a prisão. As vezes criadas, as vezes patroas, a peça se confunde em um jogo de poder e submissão, amor e o ódio.

Por onde foi montado em vários países, o espetáculo já teve distintos estilos. Realista, ritualista, surrealista e até tropicalista. Para essa montagem o diretor Eduardo Tolentino brincará com a questão do mocinho e bandido que faz parte do imaginário masculino assim como a casa de bonecas que pertence ao universo feminino. Por exemplo, na ausência da patroa as criadas experimentam seus vestidos como meninas quando a mãe sai de casa. Porém quando a patroa/mãe volta, elas não conseguem cometer o assassinato simbólico com o chá envenenado, apenas conseguiram denunciar o amante/pai a polícia para afastá-lo de Madame/mãe.

Dança – Compagnie Virginie Brunelle

Foi em cafeterias e centros de convivência que a coreógrafa quebequense Virginie Brunelle, de 32 anos, iniciou as observações que resultaram no segundo espetáculo de sua autoria. A interação entre os casais, com suas semelhanças e divergências, convergiu em um ponto comum sob os olhos da artista. O resultado de sua reflexão tem chamado atenção da crítica especializada e cumprido temporada em diversos países, como Dinamarca, Coreia do Sul, Líbano e Itália. Também há apresentações marcadas neste ano na Bélgica e Holanda. No Brasil,Complexo dos Gêneros faz sessões no Sesc Pompeia nos dias 20 e 21 de março, sexta-feira e sábado, às 21h.

complexo1

Sobre as referências íntimas, Virginie conta que utiliza as sensações e emoções destacadas entre o sono e a vigília para levar propostas de movimentos aos seus bailarinos. “São coisas sem forma que eu tento situar no corpo dos dançarinos. O importante é gerar uma emoção autêntica”, explica a coreógrafa. Os movimentos do espetáculo são intensos e investigativos, como se os corpos se buscassem o tempo inteiro.

Segundo a coreógrafa, em alguns momentos eles são até grotescos. No momento inicial da peça, por exemplo, bailarinas viradas de costas para o público escondem com a saia as pernas de bailarinos que estão deitados embaixo delas. A imagem, que parece recriar um só corpo, desenha uma das percepções de Virginie.

O figurino asséptico e simples dá destaque aos corpos. “A peça traça uma estética que visa o trabalho do corpo; a pele que se avermelha ao toque do outro, por exemplo. O tema pretende não esconder a verdade”, complementa Virginie. A luz, assinada por Alexandre Pilon-Guay, parceiro de outras produções da Compagnie Virginie Brunelle, contorna os bailarinos sem dar destaque especial a eles. O trabalho é minucioso e discreto, mas deixa uma marca atraente no espetáculo.

Foto: Mathieu Doyon/Divulgação

EXPOSIÇÃO


On joue sur la terre

A cada ano, desde 2010, a Fundação Aliança Francesa organiza um grande concurso de foto junto as redes das Alianças Francesas no mundo. Por ocasião da sua 4a edição, o tema “On joue sur la Terre” (O Mundo joga) foi escolhido.

Jogar peão, Futebol ou cartas. São inúmeras as formas de jogar, sejam elas apenas para se distrair, praticar esportes ou até mesmo jogos de azar. A fim de explorar o olhar sensível e fotográfico acerca desse universo, a exposição “On Joue sur la Terre”, reúne os 55 melhores trabalhos fotográficos do concurso.

 

Olhares Cruzados

OLHARES CRUZADOS – REGARDS CROISÉS – EXCHANGING GLANCES
Brasil e Canadá: dois países jovens, nascidos no Novo Mundo e formados a partir da constante incorporação de povos, culturas e referências.
Montreal e São Paulo: duas metrópoles multiculturais.

O Instituto Cultural Brasil Canadá – ICBC, com o apoio da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CCBC e com a Curadoria do renomado Claudinei Roberto da Silva (Eca/USP Museu Afro-Brasileiro), convidou um fotógrafo canadense – Luc Dubois de Montreal e um fotógrafo brasileiro – Renato Negrão de São Paulo, para registrarem em imagens a incursão destes artistas nestas cidades tão especialmente peculiares. Durante um breve período de tempo, cada fotógrafo mergulhará na cidade e na cultura do outro, construindo a narrativa desses “olhares entrecruzados”. Esta é a página onde os artistas alimentarão, em conjunto, as suas ansiedades, reflexões e percepções, compartilhando ideias e experiências, e contando com a participação de todos para descobrirmos juntos o que há de interessante, exótico, amargo, triste e belo, tanto no Brasil quanto no Canadá.

Abertura da exposição em São Paulo. Obrigado a todos que fizeram deste belo projeto uma realidade!! Próxima etapa: exposição em Montreal!!! — com Luc Dubois e Renato Negrão.

GASTRONOMIA
Semana do Chocolate Belga

Fritas com maionese de chocolate branco, do Arola Vintetres

Fritas com maionese de chocolate branco do Arola Vintetres

A Bélgica produz 172 mil toneladas de chocolate por ano, a maioria para exportação

CHOCO.BE – FESTIVAL DO CHOCOLATE BELGA

Evento promove o chocolate belga em mais de 30 experiências em São Paulo.

“O ministro do Comércio Exterior da Bélgica e o Cônsul Geral em São Paulo, ao lado de renomadas marcas e chefs – como Alex Atala e Dominique Persoone – vão promover o chocolate belga em mais de 30 experiências. É o Choco.be, que acontece de 14 a 21 de março, em São Paulo.

Organizado pelo Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, o Festival Choco.be promoverá degustações, cursos, brunchs, chás da tarde e jantares – um deles assinado pelo chef Alex Atala e o chocolatier belga Dominique Persoone.

divulgação

PROGRAMAÇÃO

Apaixonados por chocolate, os brasileiros poderão no Choco.be experimentar novos sabores e ter experiências inusitadas com essa maravilha belga. Serão mais de 30 atividades, algumas delas gratuitas, para escolher e saborear. A programação completa do evento pode ser conferida no site oficial do evento. Os ingressos podem ser adquiridos através do site foodpass.com.br.

CHOCOLATE BELGA

Atualmente, a Bélgica produz 172 mil toneladas de chocolate por ano, a maioria para exportação. A exportação de chocolate belga para o Brasil aumentou em 22% em 2013 e em 34% em 2014. A média de consumo anual per capita de chocolate na Bélgica é de 9 kg, no Brasil ainda é de 2,5 kg por ano.

Tão cobiçado quanto suas cervejas, o chocolate belga conquistou ótima reputação graças a vários atributos em sua fabricação. A Callebaut, que cria chocolates no coração da Bélgica há mais de cem anos, é uma das raras empresas que seleciona, torra e mói as amêndoas para elaborar sua própria massa de cacau – o principal ingrediente na produção do chocolate. Apenas as melhores, as mais raras e as exclusivas variedades de cacau são selecionadas. As amêndoas são torradas inteiras para preservar a delicadeza dos aromas e conferir intensidade e complexidade de sabores. Todos os ingredientes são moídos delicadamente e incorporados com precisão e paciência até que a textura alcance a perfeição.

Outro cuidado adotado pelas marcas belgas na fabricação do chocolate ao leite se estende na dosagem de cacau, considerado um superalimento pelos nutricionistas por ser rico em nutrientes. No belga, a porcentagem é mais acentuada (43% em vez dos 35% frente aos outros chocolates). “Além disso, ele contém menos açúcar, o que o torna mais saudável”, afirma Vanderhasselt, cônsul-geral da Bélgica em São Paulo.  ” ( Marina Marques redator(a) )

 

Good de / Goût de France – jantar à francesa

Grande evento internacional dedicado à gastronomia francesa, Goût de France – Good France –, organizado pelo chef Alain Ducasse, acontece no dia 19 de Março, próxima quinta-feira.

www.raphaelcriscuolo.com.br

Nesse dia, mais de 1300 chefs de todo o mundo, espalhados por cinco continentes, vão realizar um jantar-homenagem celebrando a excelência da cozinha francesa. Um dos restaurantes paulistanos a participar do Goût dev France – Good France é o Avek, comandado pelo chef francês Alain Uzan.

Para o jantar – vraiment français, comme il faut – Alain Uzan elaborou cardápio com entrada fria, entrada quente, pratos de peixe, de ave e de carne, queijo e sobremesa. Em cada item, são duas opções à escolha do cliente.

O menu completo custa R$ 165 por pessoa e 5% da renda obtida será destinada pelo Avek à Arca do Saber, ONG Franco-Brasileira criada em 2001 com o objetivo de administrar uma escola maternal na Vila Prudente, uma das mais antigas comunidades de São Paulo.

Conheça o Menu Goût de France – Good France
(Jantar homenagem à excelência da cozinha francesa)

Entrée froide
Duo de salmão (tartar de salmão sobre salmão marinado)
ou
três ostras frescas

Entrée chaude
Três ostras à moda de Nantes
ou
Petit camembert empanado sobre abacaxi caramelizado

Poisson ou crustacé
Rolinho de robalo com lagostim sobre risoto de aspargos, com molho bisque
ou
Risoto de pato com shitake, shimeji e azeite trufado

Viande ou volaille
Miolo de alcatra com molho do chef
ou
Parmentier de cordeiro com purê de cará

Fromage
Queijo de cabra sobre folhas

Dessert
Mousse de chocolate belga (receita do pai do chef)
ou
Paris-Brest com creme de avelã

 AVEK - Petit camembert empanado sobre abacaxi caramelizado - Foto Raphael Criscuolo (1)

www.raphaelcriscuolo.com.br

Vins qui accompagne les plats
Champagne Vollereaux Brut Réserve
Château Saint-Maurice Les Parcelaires (branco)
Château Saint-Maurice Les Parcelaires (rosé)
Château Boucarut (tinto)
Banyuls Rimage Cornet e Cie

Avek, Champagne Vollereaux Brut Réserve

 

 

 

O menu completo custa R$ 165.
Com os cinco vinhos (uma taça de cada um), o preço passa a R$ 285.
Os pratos podem ser também pedidos separadamente.
Os preços de cada um: duo de salmão R$ 32; ostras frescas R$ 16; ostras à moda de Nantes (R$ 19,90); petit camembert (R$ 29); rolinho de robalo (R$ 78); risoto de pato (R$ 49); miolo de alcatra (R$ 52); parmentier de cordeiro (R$ 49); queijo de cabra (R$ 28); mousse de chocolate belga (R$ 26); Paris-Brest (R$ 26).

No próximo dia 19 de Março de 2015 – véspera do início da primavera na Europa –, mais de 1.300 chefs, de todo o mundo, espalhados por cinco continentes, vão realizar um jantar-homenagem celebrando a excelência da cozinha francesa.

O objetivo do jantar Goût de France – Good France é proporcionar um melhor conhecimento da gastronomia francesa em nível internacional, ilustrando assim concretamente a sua inscrição como patrimônio mundial pela Unesco e a sua influência em todo o mundo.
O evento, organizado pelo chef Alain Ducasse, tem apoio das embaixadas francesas e de Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França. Todos os chefs/restaurantes participantes vão oferecer um menu especial com duas entradas e dois pratos: champagne como aperitivo, entrada fria, entrada quente, peixe ou crustáceo, carne, seleção de queijos franceses e sobremesa à base de chocolate. Todo o jantar acompanhado por vinhos franceses e digestivo francês.
O valor relativo a 5% das vendas será destinado a uma ONG ligada à área da saúde.
Mais informações em: http://int.rendezvousenfrance.com/en/gout-france-good-france

Serviço
AVEK - Restaurante e Loja de Vinhos
Rua Joaquim Antunes 48, Jardim Paulistano. São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061-1125 e 2507-5932
Site: avek.com.br.
Para o jantar Goût de France – Good France é especialmente recomendável fazer reserva.
        Horários de funcionamento:
ALMOÇO de segunda a sexta das 12 às 15 horas e sábado e domingo das 12 às 16 horas;
JANTAR de segunda a quinta das 19 às 23 horas e sexta e sábado das 19 às 23:30 horas.

Fique por dentro das novidades e bastidores através do Instagram @francofoniasp - http://www.instagram.com/francofoniasp

 

Fontes:

https://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/festa-da-francofonia-2015-chega-a-sao-paulo-com-extensa-programacao/

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/sesc-e-alianca-francesa-fazem-mostra-de-filmes-em-frances.

http://www.aliancafrancesa.com.br/hotsite.aspx?tipo=1

http://www.teatroaliancafrancesa.com.br/eventosteatro.aspx?id=71

https://www.facebook.com/festadafrancofoniasp/photos/a.305358306256057.1073741828.301950243263530/402046909920529/?type=1&theater

http://www.aliancafrancesamanaus.com/events/exposicao-joue-sur-la-terre/

http://www.guiadasemana.com.br/evento/restaurantes/choco-be-festival-do-chocolate-belga-14-03-2015

http://wikilicias.com.br/2015/03/12/restaurante-avek-sob-o-comando-do-chef-alain-uzan-participa-do-gout-de-france-evento-que-reune-chefs-de-todo-o-mundo/

Read more...

Flickr

RSS URL not defined

Entre em contato!

Tel. 55 11 9641 0432

Áreas atendidas – São Paulo, SP
_Higienópolis
_Pacaembú
_Perdizes
_Bela Vista
_Outras áreas: consulte!

Visite minhas redes sociais:

Scroll to top